Em uma atualização dos títulos que integram a edição de 2024 do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados do mundo, foi incluído Lula, o novo documentário de Oliver Stone que aborda o período de encarceramento do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como reportado pelo IndieWire.

A 77ª edição do Festival reunirá nomes de peso para o cinema internacional, com uma seleção de filmes que carregam grandes expectativas. Além de Stone, Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), David Cronenberg (A Mosca), Karim Aïnouz (Praia do Futuro), Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas), Paul Schrader (First Reformed), Paolo Sorrentino (A Grande Beleza) e Andrea Arnold (Docinho da América) integram o festival.

Documentário sobre Lula

Lula é a mais recente adição à filmografia de Oliver Stone, diretor de filmes icônicos como Platoon, Nascido a 4 de Julho, Wall Street - Poder e Cobiça, Snowden - Herói ou Traidor, Assassinos por Natureza e JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar.

Não é a primeira vez que Lula aparece em um de seus trabalhos, tendo participado do documentário Ao Sul da Fronteira, no qual Stone viaja por cinco países entrevistando sete presidentes da América Latina, explorando questões sociais, políticas e a percepção equivocada de alguns veículos midiáticos.

cineserie.com.br
Oliver Stone © facebook.com/theoliverstone

Em Lula, o cineasta olha para os anos de 2018 e 2019, período em que o atual presidente esteve preso, sua posterior libertação e ascensão ao poder. Ao Jacobin, Stone comentou sobre o projeto: "Como você sabe ele (Lula) esteve em outros filmes com Hugo Chávez. E, claro, ele teve uma história muito dramática, com a sua prisão depois do seu segundo mandato. Agora ele está de volta - ele venceu um terceiro mandato", disse Stone de Lula. "É uma história e tanto. Ele é um homem maravilhoso", completou o diretor.

Stone recentemente lançou o documentário Nuclear Now, que gerou controvérsias ao investigar a possibilidade de lidar com as alterações climáticas através da substituição dos combustíveis fósseis pela energia nuclear. O diretor já entrevistou Fidel Castro, para seu documentário Comandante, Vladimir Putin, para a série documental As Entrevistas de Putin, e voltou a investigar o assassinato do ex-presidente dos Estados Unidos, J. F. Kennedy, no documentário JFK Revisitado: Através do Espelho, de 2021.

Lula será exibido nas Sessões Especiais do festival, que decorrerá de 14 a 25 de maio de 2024.