A notícia dessa semana que abalou os corações de milhões de fãs dos Beatles no mundo todo: a banda mais conhecida de todos os tempos vai ganhar não um, não dois, não três, mas quatro filmes.
Em um verdadeiro evento cinematográfico, os Fab Four terão sua história contada em cinebiografias a partir da perspectiva de cada um integrantes. Como primeiramente noticiado pelo Deadline, quem encabeça o projeto é Sam Mendes, o diretor britânico vencedor do Oscar pela direção de Beleza Americana.
Mais de 50 anos após o fim dos Beatles e 40 anos após a trágica morte de John Lennon, a Apple Corps (empresa fundada pelos membros da banda), Paul McCartney, Ringo Starr e os familiares de Lennon e George Harrisson cederam os direitos das histórias e músicas do grupo para a realização da série de filmes. Por trás do financiamento e da distribuição do megaprojeto está a Sony Pictures e a previsão é que chegue aos cinemas em 2027.
Uma honra
Sam Mendes, que também produz os longas com a sua Neal Street Productions, deu uma declaração sobre o envolvimento com o projeto: "Eu estou honrado por contar a história da melhor banda de rock de todos os tempos, e entusiasmado para desafiar o conceito do que constitui uma ida ao cinema."
Pippa Harris, igualmente da Neal Street, também se pronunciou: "Nós pretendemos que esta seja uma experiência cinematográfica épica e singularmente emocionante: quatro filmes, contados de quatro perspectivas diferentes que contam uma única história sobre a banda mais celebrada de todos os tempos."
Ringo Starr comemorou a materialização do projeto em suas redes sociais.
Os Beatles no cinema
Entre outras produções, a história dos Garotos de Liverpool foi abordada pelo documentário em três partes The Beatles: Get Back, dirigido por Peter Jackson, que trouxe para o streaming as insanas semanas de produção musical que culminaram com a apresentação pública de 30 de janeiro de 1969, no telhado da Apple Corps. Ron Howard (Apollo 13), também se debruçou sobre a história da banda com o filme The Beatles: Eight Days a Week — The Touring Years, que reúne imagens da Beatlemania e dos concertos de 1963 a 1966.