O cinema é testemunha de grandes lutas de boxe, separamos os melhores filmes que retratam conflitos dramáticos tanto dentro quanto fora dos ringues. Vencedores de diversas estatuetas no Oscar, os títulos principais de boxe entregam tudo e mais ou pouco para os amantes do esporte e das tensões que sempre assombram um bom boxeador que carrega o sonho de se tornar o melhor. Confira!

Touro Indomável (1980)

cineserie.com.br
Touro Indomável © MGM

Um clássico de Martin Scorsese, Touro Indomável é a quarta colaboração do diretor com Robert De Niro. No longa-metragem, que se inspira na história do boxeador Jake La Motta, o ator vive um lutador de origem italiana que mora no Bronx e conquista títulos no ringue. Mas a raiva e violência de quando ele luta transborda para as suas relações familiares. La Motta sofre de paranoia e tem surtos agressivos, o que impede que o amor que ele deseja fora do ringue se concretize. Um filme sobre a ascensão e queda de um boxeador ciumento e auto-destrutivo.

Rocky, um Lutador (1976)

cineserie.com.br
Rocky, um Lutador © MGM

Sylvester Stallone vive o icônico Rocky naquele que ficou marcado como o grande filme de boxe no cinema, Rocky, um Lutador. Escrito pelo próprio Stallone, o longa-metragem acompanha a jornada de Rocky Balboa, um jovem lutador que enfrenta dificuldades para se lançar na carreira. Até que ele é escalado para enfrentar o grande campeão mundial Apollo Creed, o maior peso pesado -  é a grande chance de Rocky se tornar alguém no esporte. O longa foi premiado como melhor filme no Oscar, além de levar a estatueta de melhor direção e melhor montagem.

Menina de Ouro (2004)

cineserie.com.br
Menina de Ouro © Warner Bros.

Um filme de Clint Eastwood, Menina de Ouro é protagonizado por Hilary Swank e conta com Eastwood e Morgan Freeman no elenco. Um drama emocionante, a trama segue a garçonete Maggie Fitzgerald e seu sonho de se tornar boxeadora profissional. Decidida a ser aprendiz do mítico treinador Frankie Dunn, Maggie começa a frequentar a sua academia, mas é constantemente rejeitada pelo mentor que carrega os seus próprios conflitos e que não acredita que uma mulher possa ter sucesso no esporte. Eventualmente, Dunn cede, e aos poucos uma relação de pai e filha se estabelece entre os dois, que leva a uma parceria forte o suficiente para encarar as provações que se seguem.

Creed: Nascido para Lutar (2015)

cineserie.com.br
Creed: Nascido para Lutar © Warner Bros.

Rocky Balboa de Sylvester Stallone volta em Creed: Nascido para Lutar, desta vez como treinador de Adonis Johnson (Michael B. Jordan). O boxeador é ninguém mais ninguém menos do que o filho de Apollo Creed. Sem conhecer o pai, que faleceu antes de Johnson nascer, o jovem deseja seguir os seus passos e se tornar um grande campeão. Para isso, ele se muda para a Filadélfia e pede para Rocky treiná-lo. Adonis precisa provar que é capaz de vencer no ringue, honrando o nome de seu pai, o grande amigo e primeiro rival de Rocky.

O Vencedor (2010)

cineserie.com.br
O Vencedor © Paramount Pictures

Mark Wahlberg e Christian Bale estrelam O Vencedor, o drama que segue um lutador de boxe determinado a vencer, mas preso em dinâmicas tóxicas da sua família. Na pequena cidade de Lowell, Massachusetts, Dicky Eklund (Bale) é um ex-lutador famoso por derrotar o grande Sugar Ray Leonard, mas que agora encontra-se consumido pelas drogas. Seu irmão mais novo, Micky Ward (Wahlberg) quer se lançar seriamente no boxe, mas vive na sombra de Dicky e é gerenciado por sua mãe manipuladora. É após conhecer Charlene (Amy Adams), que o boxeador é encorajado a levar a carreira a sério e dar uma última chance, lançando-se no mundo desvinculado de sua família.