O diretor de Rivais traz um novo drama romântico com Queer, filme estrelado por Daniel Craig, que interpreta um expatriado americano vivendo na Cidade do México dos anos 1940 que se apaixona por um jovem veterano da Marinha.
O filme, distribuído pela A24, teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Veneza, o qual integrou a secção competitiva principal e onde também concorreu ao Queer Lion Award.
Confira o trailer oficial divulgado.
A trama
William Lee (Craig) é um expatriado que vive em meio a estudantes universitários americanos e donos de bares na capital mexicana nos anos 40. Sua subsistência depende de trabalhos a meio-período e benefícios do G.I. Bill, até que seu caminho se cruza com o de Eugene Allerton (vivido pelo ator de Outerbanks, Drew Starkey). Fascinado pelo jovem veterano da Marinha, Lee decide seduzi-lo e ambos embarcam em um romance, viajando até a América do Sul em busca de uma experiência com ayahuasca que promete trazer a iluminação.
O longa-metragem é baseado na obra literária de William S. Burroughs e foi adaptado por Justin Kuritzkes, que assina também o roteiro da sua primeira colaboração com Guadagnino, Rivais, sua estreia no cinema. O diretor italiano encomendou o roteiro de Queer a Kuritzkes a partir de um desejo que nutria desde jovem, de trazer a história para a tela grande.
Daniel Craig é visto como um forte candidato ao Oscar de melhor ator por sua performance em Queer, seria a primeira indicação do ator ao prêmio. O elenco do longa-metragem conta ainda com Lesley Manville, Jason Schwartzman, David Lowery e Henrique Zaga.
Queer
"Eu era um garoto solitário em Palermo, um megalomaníaco que sonhava em construir mundos através do cinema. Eu li esse livro fino ('Queer') e eu cai na vívida imaginação desse escritor que eu não conhecia na época, na profunda conexão que ele estava dolorosamente descrevendo na página, entre esses dois personagens", disse Guadagnino durante a conferência de imprensa em Veneza. "O romancismo da ideia da aventura, e a aventura com alguém que você quer e ama, tudo isso realmente me transformou e me mudou para sempre, e porque eu quero ser leal àquele jovem garoto, eu ficava pensando, 'Eu tenho que trazer isso para o cinema.'"
O diretor continuou, "Eu queria, eu espero, deixar a audiência em uma espécie de ideia de si: Quem somos quando estamos sozinhos, e quem nós estamos procurando? Quem nós queremos ao nosso lado, não importa quem você seja? Você é um dependente químico vivendo na Cidade do México, que, a propósito, é uma Cidade do México que existe na mente do personagem? Ou você ama um homem, você ama uma mulher, quem quer que seja que você ame, quem é você, e quando você está sozinho naquela cama, deixado com o sentimento de como você se sentiu por outra pessoa?"
Queer estreia nos cinemas dos EUA em novembro de 2024. Ainda não há data para a estreia no Brasil.