Segredos de um Escândalo: o tom desconcertante de Todd Haynes

Os amantes do cinema de Todd Haynes arriscam ficar surpresos ao descobrir Segredos de um Escândalo. Seu novo filme está muito distante da história de amor verdadeiro de Carol, magnificada por uma fotografia evocativa das pinturas de Edward Hopper. Também está muito longe da ingenuidade e poesia de Sem Fôlego, e não apresenta um personagem impulsionado por convicções nobres como em O Preço da Verdade.

Segredos de um Escândalo pinta o retrato de duas mulheres complexas, ambíguas e insondáveis, em um cenário que parece quase grosseiro para o diretor se comparado aos seus projetos recentes. Este melodrama tem mais semelhanças com Mal do Século e Longe do Paraíso, na sua maneira de retratar a alienação de um ou mais indivíduos e de adotar uma estética muito marcante, quase caricatural.

cineserie.com.br
Segredos de um Escândalo © Diamond Films

Com Longe do Paraíso, Todd Haynes revelou um universo outonal ultracolorido e quase antiquado, prestando uma homenagem marcante ao cineasta Douglas Sirk, e mais especificamente a Tudo que o Céu Permite. Aqui, ele se volta para uma história ao mesmo tempo arrepiante, dilacerante, às vezes engraçada e frequentemente muito desconfortável, através de uma atmosfera e encenação de novela.

Natalie Portman interpretando Julianne Moore

Segredos de um Escândalo se passa na encantadora cidade costeira de Savannah, na Geórgia. Um cenário idílico onde Gracie (Julianne Moore) e seu companheiro Joe (Charles Melton) se ocupam preparando um churrasco para seus convidados e filhos. Algo está errado. Joe já está na sua segunda cerveja e a recepção ainda nem começou. Algo mais está errado. Uma olhada rápida na geladeira. Gracie teme que não haja cachorros-quentes suficientes.

Mas é preciso esperar a chegada da estrela Elizabeth Berry (Natalie Portman) para perceber que algo está realmente errado. Uma atriz renomada, ela deve interpretar Gracie em um filme que narra o início de sua história de amor com Joe, que foi manchete de escândalos na imprensa por muitos anos.

cineserie.com.br
Segredos de um Escândalo © Diamond Films

Como indica a expressão americana à qual o título original do filme faz referência, May December, o casal tem uma grande diferença de idade. Eles começaram sua relação quando Joe estava no quinto ano, e Gracie cumpria pena de prisão por pedofilia. Ao conversar com eles, bem como com seus filhos, sua família, advogado e ex-marido de Gracie para preparar seu papel, Elizabeth mexe em seu passado e começa a se divertir com isso, intrigada por esse casal e essa comunidade que em breve, para ela, serão apenas personagens de seu próximo filme.

Asseptizando um drama

Um assunto extremamente complicado, em torno do qual Todd Haynes alterna entre sarcasmo e emoção. Seus protagonistas neuróticos, cegos ou até mesmo completamente doentes, evoluem em um ambiente confortável, vibrante e reconfortante, que serve como verniz em uma existência podre. Supostamente querendo entender os traumas de cada um para retratá-los com a maior autenticidade possível, segundo suas próprias palavras, Elizabeth se diverte desestabilizando seus interlocutores e brincando com suas dores ao provocá-los, flertando com eles e se regozijando com seu constrangimento.

Coisas que adultos fazem, como ela explica com cinismo ao longo do filme, o que talvez lhe renda um novo prêmio por uma futura performance envolvente. No entanto, como Todd Haynes revela em cenas brilhantes, especialmente em um monólogo hilário e na sequência final de Segredos de um Escândalo, Elizabeth está longe de ser a atriz elegante e sutil que ela pretende ser.

cineserie.com.br
Elizabeth Berry (Natalie Portman) - Segredos de um Escândalo © Diamond Films

Ao revelar progressivamente e com ironia as verdadeiras intenções deste personagem egocêntrico, que deveria ser o 'santo' testemunho de uma história louca, Todd Haynes mostra como um drama terrível pode ser asseptizado ou até mesmo tornar-se 'sexy' em programas americanos entorpecentes, dos quais ele adota, junto com Christopher Blauvelt (o diretor de fotografia da grande Kelly Reichardt), uma estética falsamente polida, com imagens borradas e efeitos vulgares.

Produtora do projeto que apresentou o brilhante roteiro de Samy Burch para Todd Haynes, Natalie Portman está formidável no papel de Elizabeth, exibindo uma falsa benevolência que ela só abandona na intimidade e não recua diante de nenhum desconforto. Quanto a Julianne Moore, ela entrega uma performance igualmente impressionante, em algum lugar entre as de Mal do Século e Mapas para as Estrelas, interpretando uma mulher refugiada por trás de sua suposta ingenuidade e determinada a não se envolver com a noção de culpa.

A família e seus fardos

Outra interpretação que merece ser amplamente elogiada é a de Charles Melton (Riverdale, Bad Boys para Sempre). Seu personagem, Joe, é o único dos três principais que Todd Haynes não trata com sarcasmo. Uma vítima submissa que não tem permissão para se comunicar e convencida de ser responsável por sua história com Gracie, ele está no centro das cenas mais emocionantes de Segredos de um Escândalo, constantemente trazendo o espectador de volta à realidade, à gravidade da situação e às suas consequências desastrosas.

cineserie.com.br
Segredos de um Escândalo © Diamond Films

Para ele, Todd Haynes abandona a direção de novelas e retorna à sobriedade e sensibilidade, especialmente durante uma troca desajeitada, mas comovente e cheia de amor, com seu filho no telhado de sua casa, ou quando ele mesmo imita seu pai para obter um pouco de atenção. Joe não deveria ter dificuldade em falar com espectadores de famílias destruídas, que esconderam atos abomináveis devido a uma vergonha que não deveriam sentir, e se esforçam para exibir publicamente uma 'normalidade' que, no fim das contas, não existe, mas preferem mantê-la para não afundarem. Joe, portanto, deveria falar com uma grande parte dos espectadores.

Desconcertante e cativante, Segredos de Um Escândalo confirma mais uma vez a habilidade de Todd Haynes em transitar de um registro para outro. Um filme que zomba do tratamento da informação e de seus estragos, bem como de parte da indústria do entretenimento, ao mesmo tempo em que se interessa pelo indizível que pode gangrenar lentamente sem que os membros de uma família se apercebam.

Segredos de Um Escândalo, de Todd Haynes, estreia nos cinemas brasileiros a partir de 18 de janeiro de 2024. Em Portugal o filme recebeu o título de May December: Segredos de Um Escândalo e estreou em 30 de novembro de 2023. Veja acima o trailer.

Conclusão

Natalie Portman, Julianne Moore e Charles Melton estão perfeitos em Segredos de Um Escândalo, um longa-metragem emocionante no qual Todd Haynes brilha ao alternar entre drama e sátira. Um filme que mostra como uma situação abominável pode ser asseptizada pelo seu tratamento midiático e artístico.

Por Kevin Romanet