A volta do feriadão pede um bom filme, em casa. Nesta segunda-feira (1º), a TV Globo exibe na 'Tela Quente' o longa nacional Bacurau. Dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o filme tem grande elenco encabeçado por Sônia Braga.
Bacurau narra a vida em um pequeno povoado do sertão brasileiro. E um conflito entre os moradores da cidade e misteriosos forasteiros.
Hoje (1º), a sessão 'Tela Quente', com Bacurau, começa logo após o BBB, às 23h30, na TV Globo.
Trailer e sinopse
Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Produção nacional reconhecida
Bacurau foi reconhecido mais de 30 vezes em prêmios e festivais pelo mundo. Entre os títulos recebidos, estão:
- O Prêmio do Júri no Festival de Cannes, na França, um dos mais prestigiados do mundo;
- 6 estatuetas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo o de melhor filme;
- 3 prêmios no Festival de Cinema de Lima, incluindo o de melhor filme;
- Prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Munique.
Além de Sônia Braga, o elenco conta com Silvero Pereira, Karine Teles e o alemão Udo Kier. O longa conquistou sucesso ao brincar com as contradições de uma trama repleta de tiroteios, mortes e sangue, que critica as mesmas armas no centro da história.
"Precisamos admitir que existe uma tensão entre Nordeste e o resto do Brasil. Bacurau é sobre existir como brasileiro, sendo do Nordeste, e sobre ser brasileiro em relação ao resto do mundo", afirmou Mendonça Filho, em entrevista no Recife, na época da estreia do filme, em 2019.
Do sertão para o mundo
Resultado de um projeto de mais de 10 anos de planejamento, Bacurau foi rodado entre março e maio de 2018. As gravações aconteceram no sertão do Seridó, uma região na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
A comunidade potiguar de Barra, com cerca de 30 casas, virou o povoado do filme. Mais que só cenário, parte da população também atuou como figurante de Bacurau.
Após o prêmio em Cannes, o filme foi distribuído em mais de 40 países, entre eles Estados Unidos e Japão. Além disso, garantiu participação em festivais importantes, como o de Nova York e o de Toronto.