Começa hoje (8 de agosto) a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, a cidade torna-se palco de um dos maiores eventos de cinema do país e recebe grandes títulos do cinema nacional e gaúcho. Com uma história que se entrelaça com a do próprio cinema brasileiro, Gramado torna-se palco de debates e importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público em geral.
Hoje, às 18h ocorre a abertura do tapete vermelho, seguida por uma sessão do Educavídeo, que traz os trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 9, sexta-feira, às 16h, e o filme de abertura escolhido, Motel Destino de Karim Aïnouz, será exibido em uma sessão hors-concours às 18h no Palácio dos Festivais.
A Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros tem lugar nas sessões noturnas do Palácio, e os filmes serão também reprisados na manhã seguinte. As exibições dos filmes da Mostra competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos ocorrem durante as sessões das 14h.
Os longas brasileiros em competição incluem Pasárgada, Oeste Outra Vez, O Clube das Mulheres de Negócios, Filhos do Mangue, Estômago 2: O Poderoso Chef, Barba Ensopada de Sangue e Cidade; Campo.
Memórias de um Esclerosado, Infinimundo, Até que a Música Pare, A Transformação de Canuto e Um Corpo Só integram a seleção de longas-metragens gaúchos em competição.
A programação do festival ainda prevê a entrega do prêmio Oscarito ao ator Matheus Nachtergaele. O diretor Jorge Furtado, que completa 40 anos de carreira, será homenageado com o Troféu Eduardo Abelin, e Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim, receberá o Kikito de Cristal.
Confira a programação completa.