Uma fase muito especial da vida, onde descobrimos a nós mesmos e aos outros, crescemos, nos tornamos adultos...tudo em um caos completo onde qualquer acontecimento parece um eterno fim de mundo. Não é à toa que essa fase é tão retratada em filmes e explorada pelas obras coming of age, os anos teens têm mesmo um quê diferente. Por isso separamos os 15 melhores longas que abordam a adolescência como poucos!
10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)
Com performances deliciosas de Heath Ledger e Julia Stiles, 10 Coisas que Eu Odeio em Você marcou a categoria de filmes adolescentes. Kat Stratford (Stiles) é uma jovem impulsiva e tempestuosa que é vista com apreensão pelos colegas da escola. A chance de namorar alguém é menor do que zero. Uma pena para sua irmã, Bianca (Larisa Oleynik), que é a menina mais popular do colégio e quer sair com Cameron (Joseph Gordon-Levitt). O pai controlador das duas irmãs só permite que Bianca vá a um encontro, se Kat também estiver saindo com alguém. É aí que Cameron encontra o par perfeito para Kat: Patrick Verona (Ledger), um jovem anti-social e misterioso que, segundo boatos, já comeu um pato inteiro vivo. Heath Ledger cantando “Can’t take my eyes off you” na frente de toda a escola é, com certeza, uma das cenas mais marcantes do gênero.
Lady Bird - A Hora de Voar (2017)
Escrito e dirigido por Greta Gerwig, Lady Bird - A Hora de Voar é um retrato íntimo dos conflitos de uma jovem com aspirações artísticas crescendo na cidade de Sacramento, na Califórnia. Saoirse Ronan é Christine McPherson, mas se apresenta como Lady Bird, e tem o sonho de sair de sua cidade natal e cursar uma faculdade em Nova York, se rodear de pessoas interessantes, aventuras e cultura, longe do colégio católico que frequenta. Porém, a queda de poder financeiro dos pais, suas notas não tão boas na escola e sua mãe controladora que deseja mantê-la perto, complicam o seu caminho. Em seu último ano do ensino médio, Lady Bird experimenta conflitos familiares, o florescer da sua sexualidade, relacionamentos complexos e tem que buscar dentro de si a coragem para perseguir seu sonho. O filme foi indicado a 5 Oscars e é aclamado pela crítica.
Califórnia (2015)
São Paulo, 1984. Em Califórnia, Marina Person apresenta a complexa adolescência de Estela (Aren Gallo), cujo refúgio é a amizade com seu tio Carlos (Caio Blat), que vive nos Estados Unidos, e a viagem que sonha fazerem juntos pela Califórnia. Na escola, as amizades, paixonites e primeiras incursões na sexualidade preenchem o dia a dia de Estela, até que um novo aluno misterioso, JM (Caio Horowicz), a provoca com novas perspectivas. Mas quando Carlos volta repentinamente ao Brasil, magro, doente e fraco, Estela é confrontada com questões que mudarão a forma como vê a vida. Um filme nacional sincero e nostálgico, que retrata a juventude dos anos 80.
Licorice Pizza (2021)
Apesar da diferença de idade, o adolescente Gary Valentine (Cooper Hoffman) interessa-se pela jovem Alana Kane (Alana Haim), assistente de um fotógrafo que vem registrar os alunos em sua escola. A deliciosa obra de Paul Thomas Anderson revela as dores e alegrias do primeiro amor que acontece por puro acaso em San Fernando Valley, Califórnia, em 1973. Enquanto Gary tem alguma fama pela sua carreira iniciante como ator-mirim, Alana tenta encontrar o seu lugar no mundo, a comédia é uma ode à juventude e aos encontros que nos fazem crescer. Licorice Pizza ganhou três indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor roteiro.
Clube dos Cinco (1985)
Um dos clássicos de John Hughes, Clube dos Cinco acompanha um grupo de cinco adolescentes que passam um sábado inteiro na escola durante uma detenção. O atleta Andrew Clark (Emilio Estevez), a mimada Claire Standish (Molly Ringwald), a neurótica estranha Allison Reynolds (Ally Sheedy), o mais inteligente Brian Johnson (Anthony Michael Hall) e o rebelde John Bender (Judd Nelson), parecem não ter absolutamente nada em comum. Durante as nove intermináveis horas de castigo, eles têm que escrever uma redação de mil palavras sobre quem eles acham que são, e acabam por descobrir que têm muito mais semelhanças do que aparentam.
As Virgens Suicidas (1999)
O primeiro longa de Sofia Coppola perpassa o desejo e o desconforto do male gaze (“olhar masculino”), com o retrato de cinco irmãs que vivem diferentes fases da adolescência e sofrem com a rígida criação de pais super religiosos e conservadores durante os anos 70. Em As Virgens Suicidas, um grupo de meninos observa as misteriosas irmãs Lisbon com reverência e distância: Therese (Leslie Hayman), Mary (A. J. Cook), Bonnie (Chelse Swain), Lux (Kirsten Dunst) e Cecilia (Hanna Hall). Vinte anos depois eles se reúnem para tentar juntar as peças do enigma que envolve as jovens, em uma tentativa de capturar aquelas vidas conturbadas que se dissolveram diante dos seus olhos.
De Volta para o Futuro (1985)
Michael J. Fox e Christopher Lloyd estrelam a melhor franquia de viagem no tempo, De Volta para o Futuro consegue a proeza de divertir com uma nostalgia pela adolescência dos anos 80 e 50. Marty McFly (Fox) é um típico adolescente em 1985, mas é acidentalmente enviado para o passado quando o Dr. Emmett Brown (Lloyd), seu peculiar amigo à la cientista maluco, cria uma máquina do tempo em um DeLorean. Agora, em 1955, Marty tem que consertar os estragos de sua chegada inesperada ao passado e garantir que seus pais, que estão agora com a sua idade, se apaixonem novamente para ele conseguir voltar para o futuro. Clássico.
Fora de Série (2019)
Duas amigas, na véspera de sua formatura no colégio, percebem que deviam ter se divertido mais durante a escola. Em Fora de Série, Amy (Kaitlyn Dever) e Molly (Beanie Feldstein) não têm nada a perder: elas já estudaram tudo o que podiam, entraram nas melhores faculdades e agora querem mostrar para os colegas que elas também sabem se divertir. A comédia hilária é uma celebração da amizade adolescente, tem um roteiro inteligente que faz do filme uma pérola do gênero teen deste século. O filme foi indicado a um BAFTA e muito bem recebido pela crítica.
Juno (2007)
O filme Juno olha para a adolescência com sensibilidade e não tem medo de se embrenhar em questões difíceis e sentimentos contraditórios. A jovem Juno (Elliott Page) se vê confrontada com uma gravidez não-planejada após um incidente com o seu melhor amigo, Bleeker (Michael Cera). Na história, contada através das quatro estações, a garota é confrontada com questões maduras até demais e tenta encontrar o melhor caminho. Juno caba por conhecer um casal que quer adotar seu filho. Mas como escolher os pais certos para uma pessoa?
Mate-me Por Favor (2015)
Dirigido por Anita Rocha da Silveira, Mate-me Por Favor é um conto de horror que se desenrola na Barra da Tijuca. Uma série de assassinatos assola a zona do Rio de Janeiro, o que desperta a curiosidade e medo dos adolescentes. Um grupo de meninas em particular não consegue pensar em outra coisa além das vítimas, também elas jovens de 15 anos. Bia (Valentina Herszage), após um encontro com a morte, começa a agir de forma estranha e impulsiva, com um desejo febril de se sentir viva. O filme brasileiro teve sua estreia mundial no Festival de Veneza e ganhou os prêmios de melhor atriz e direção no Festival do Rio.
Quase 18 (2016)
Uma comédia repleta de momentos humilhantes e angustiantes encontrados em qualquer adolescência que se preze. Em Quase 18, Nadine (Hailee Steinfeld) sofre com uma baixa autoestima e vive à sombra do irmão mais velho, que parece perfeito aos olhos da sua mãe e de toda a escola. Mas tudo bem, pois ela sempre pode contar com sua melhor amiga, Krista (Haley Lu Richardson). Seu mundo vai abaixo quando ela pega Krista e seu irmão em um momento íntimo e o romance entre os dois é absolutamente insuportável. Menção honrosa para Woody Harrelson, que interpreta o Professor Bruner em uma performance cômica cheia de ironia.
Meninas Malvadas (2004)
A versão original de Meninas Malvadas, escrita pela comediante Tina Fey, explora o mundo selvagem do ensino médio. Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma aluna nova na escola que, até então, havia sido educada em casa. ‘As Plásticas’, um trio de garotas populares admiráveis de longe, mas temíveis de perto, logo se interessa por Cady. Seu erro é se interessar pelo ex-namorado de Regina George (Rachel McAdams), a líder do bando e o mal em pessoa. O filme explora, de maneira engraçada, o comportamento social adolescente com piadas satíricas e humor inteligente.
Donnie Darko (2001)
Jake Gyllenhaal é Donnie Darko, um adolescente que não tem um bom relacionamento com seus pais, colegas ou professores. Gretchen (Jena Malone) é a única aluna que parece gostar de passar tempo com ele, além do seu amigo que apenas ele enxerga, um coelho gigante chamado Frank que revela para Donnie que o mundo acabará em 28 dias. Em Donnie Darko, o jovem escapa por pouco de um acidente e passa a ter visões surreais, ele procura entender as leis da física que permitiriam a viagem no tempo enquanto Frank leva-o a cometer uma série de crimes.
Oitava Série (2018)
Com um filme íntimo e realista, Bo Burnham apresenta Kayla Day (Elsie Fischer), uma garota de 13 anos com um canal no Youtube, onde dá dicas de como ser você mesma e aparenta viver uma adolescência tranquila. Mas na vida real, a introvertida Kayla tem dificuldades em fazer amizades, sendo votada como a mais tímida da série, e não consegue falar com seu pai sobre os desafios que enfrenta. Oitava Série é um mergulho profundo nos dilemas de uma menina em sua última semana antes de ir para o ensino médio que, apesar de todas as dificuldades, tenta se mostrar para o mundo.
Anos 90 (2018)
Em Anos 90, Stevie (Sunny Suljic) é um garoto de 13 anos que sofre com uma mãe codependente e um irmão mais velho viciado em fitness que tem uma postura abusiva. Ignorado pelos colegas da escola, Stevie encontra refúgio em um novo grupo de amigos que conhece em uma loja de skates. Em seu primeiro longa, o ator Jonah Hill escolhe a Los Angeles dos anos 90 para desenrolar a história de um adolescente e suas primeiras experiências com a rebeldia, ensinamentos sobre preconceito e sua busca por pertencimento.