Após Top Gun: Maverick consagrar-se como o filme mais rentável da carreira do ator, Tom Cruise parece estar pronto para subir aos céus novamente. Como reportado pela Puck, a Paramount Pictures encomendou o roteiro do terceiro filme da franquia a Ehren Kruger, roteirista responsável por escrever Top Gun: Maverick. O longa foi um sucesso de bilheteria, rendendo mais de US$1,4 bilhões mundialmente, além de ser indicado ao Oscar de melhor filme.
Top Gun 3
Top Gun 3, como noticiado pelo THR, pretende chamar de volta os atores Miles Teller e Glen Powell, que vivem os aprendizes de Pete 'Maverick' Mitchell, Bradley 'Rooster' Bradshaw e Jake 'Hangman' Seresin, respectivamente. O estúdio ainda planeja encarregar Joseph Kosinski, responsável pela direção do último filme, para dirigir o longa.
Apesar da notícia, não é de se esperar que o terceiro filme da franquia chegue aos cinemas tão cedo. Tom Cruise está, atualmente, dedicando-se ao oitavo filme da franquia Missão Impossível, cujo lançamento é aguardado para meados de 2025. Além disso, como foi comentado, o ator assinou recentemente um contrato de não-exclusividade com a Warner Bros., o que colocará diversos outros projetos à sua frente.
Após o sucesso de Top Gun: Maverick, uma sequência era com certeza esperada e muito desejada por Tom Cruise e pela Paramount. Steven Spielberg chegou mesmo a comemorar a presença da obra dentre a lista de filmes indicados ao Oscar de melhor filme em 2023. Além de Top Gun, Avatar: O Caminho da Água estava entre os selecionados, o que levou Spielberg a felicitar a presença dos blockbusters na premiação. "Eu estou muito encorajado com isso (...) Mas veio tarde para um filme que deveria ter sido indicado há anos atrás, Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Aquele filme com certeza teria recebido a indicação de melhor filme hoje, então ter esses dois blockbusters apresentados na lista dos top 10 é algo que todos nós deveríamos estar celebrando."