Céus claros e abertos para Top Gun 3, com aval da justiça. Você sabia dessa treta?
Top Gun 3: as luzes estão verdes
A pista de decolagem de Top Gun 3 está liberada. Isso por uma decisão judicial que dá carta branca aos produtores do novo filme com Tom Cruise. Após o sucesso de Top Gun: Maverick, a família de Ehud Yonay reclamou por violação de direitos autorais. Yaonay era jornalista e escreveu o artigo "Top Guns", em 1983, que inspirou o filme três anos depois.
Entenda a treta
Os estúdios Paramount adquiriram os direitos de adaptação do artigo em 1983, por um período de 35 anos. Top Gun: Maverick foi lançado após o vencimento desses direitos - mas produzido em parte durante este período legal. Como a Paramount não havia renovado a compra dos direitos, a família Yonay entrou na justiça. Em junho de 2022, a viúva e o filho do jornalista questionaram uma possível violação de direitos autorais .
Justiça rejeita denúncia contra Paramount
Em uma decisão recente, o juiz Percy Anderson decidiu que Top Gun: Maverick não violou as regras e que, apesar de ser uma sequência da obra original, estava apenas remotamente relacionado com o artigo de 1983.
A Paramount se manifestou sobre a decisão por meio de um comunicado. "Estamos satisfeitos por o tribunal ter reconhecido que os pedidos dos demandantes eram infundados".
Diferentes especialistas argumentaram até que ponto a verdadeira história do artigo de Ehud Yonay poderia ser considerada retrospectivamente como a origem da ficção desenvolvida pela Paramount Studios. Na verdade, uma história "verdadeira", com pessoas reais e o relato de palavras verdadeiras, não pode ser abrangida pelo regime de protecção dos direitos de autor. Mas sem a publicação desta história verdadeira, nunca teria havido a criação de um universo (fictício) de Top Gun.
O advogado da família Yonay disse que está recorrendo da decisão do juiz Anderson. Mas parece que o mérito do caso foi julgado definitivamente, e que a Paramount Studios agora tem céu completamente limpo para desenvolver a nova aventura de Maverick.