Isto é o que espera por você em Fallout, um engraçado apocalipse em formato de série. A produção teve sua estreia adiantada em um dia. Chegaria somente hoje (11) ao Prime Video, mas já foi disponibilizada ontem (10), às 22h.
O que é Fallout?
Lançada em 1997, a franquia de videogame Fallout convenceu amplamente os jogadores com seu universo apocalíptico futurista. O Prime Video decidiu apostar em uma série em live-action. Porém, ao invés de adaptar diretamente um dos jogos, opta por uma história original que se passa no mesmo universo. Descobrimos, assim, que na década de 1950, em plena Guerra Fria, eclodiu uma guerra nuclear. Diante deste apocalipse, algumas pessoas privilegiadas se refugiaram em abrigos radioativos. Durante mais de dois séculos viveram num certo luxo e tentaram construir uma sociedade nova e melhor, baseada no trabalho comum e na ajuda mútua.
Só que lá fora o resto da humanidade se adaptou (alguns sofreram mutações) e fez o que era necessário para sobreviver. Assim, quando um grupo consegue entrar em um dos abrigos, vira um massacre. Apesar deste ataque, Lucy (Ella Purnell) , uma residente devota à causa, escapa graças à intervenção de seu pai, que se deixa sequestrar por estes indivíduos. Depois disso, a jovem decide ir procurá-lo, mas será confrontada com a realidade externa, totalmente diferente da que ela conhece. Um mundo sem regras, ao qual ela terá que se adaptar rapidamente se não quiser ser roubada pelos homens, ou devorada pelas criaturas.
Paralelamente, o engraçado apocalipse Fallout segue Maximus (Aaron Moten), um jovem soldado da Irmandade do Aço, construída em torno dos princípios da cavalaria. Embora sempre tenha sido vítima dos outros soldados, será promovido a escudeiro de um Cavaleiro (um soldado com armadura poderosa). Juntos, eles terão que encontrar um cientista misterioso, também na mira de um caçador de recompensas Ghoul (Walton Goggins). Mas Maximus irá, assim como Lucy, revelar sua falta de experiência e terá que reagir rapidamente para sair dessa.
Semelhanças com Westworld
Já com Westworld, os criadores Jonathan Nolan e Lisa Joy imaginaram um mundo futurista em atmosfera ocidental, graças a um parque de diversões composto por andróides. Desta vez, a dupla se contenta em produzir Fallout, deixando a criação e redação do show para Geneva Robertson-Dworet (Capitã Marvel) e Graham Wagner (Sillicon Valley). Jonathan Nolan ainda dirige os três primeiros episódios, dando assim o tom da série. Rapidamente percebemos que este último aborda o assunto com muito mais humor e ironia do que Westworld, embora encontremos uma visão sombria do mundo.
A violência e o terror estão muito presentes, incluindo uma longa sequência sangrenta desde o primeiro episódio. Porém, algo maluco emerge da produção (o uso de câmera lenta e música). Um contraste surpreendente entre a situação e os sentimentos do espectador. Isso pod lembrar o lado irreverente de The Boys (outra série do Prime Video). O espetáculo vai ainda mais longe ao ser deliberadamente grotesco no design de certas criaturas.
Uma série divertida e cheia de ironia
Essa abordagem divertida, tingida de humor ácido, também aparece com os personagens ingênuos e inexperientes de Fallout. Lucy rapidamente se mete em problemas e não demora muito para ela se meter em problemas. Ella Purnell está ótima nesse papel, tornando sua personagem imediatamente simpática e não sem coragem. Acima de tudo, há empatia pela heroína que verá todas as suas crenças desmoronarem. O mesmo vale para Maximus, embora nos primeiros quatro episódios o seu arco narrativo pareça menos cativante e ainda incipiente. Por outro lado, o Ghoul rapidamente impressiona o público com seu estilo que lembra o Homem de Preto do Westworld.
Por fim, apesar de ser um apocalipse engraçado, notemos a qualidade visual de Fallout. Através de seus cenários, nos leva a uma espécie de Mad Max no Velho Oeste. E com esse universo apocalíptico futurista (que vem do jogo), os criadores da série podem se dar ao luxo de toda a loucura. Mais uma vez, esta mistura de elementos ocidentais, robótica e criaturas horríveis oferece uma combinação surpreendente. Portanto, os quatro primeiros episódios mantém as coisas em segredo. Mas existe potencial para encantar os fãs do jogo e convencer os novatos.
Fallout pode ser visto no Prime Video.