Fernanda Montenegro estrela Vitória, longa-metragem inspirado em fatos reais no qual interpreta Dona Vitória da Paz, uma senhora de 80 anos que foi reconhecida por ajudar a desmantelar uma quadrilha de traficantes e policiais no Rio de Janeiro.
Como divulgado pela Folha de S. Paulo, o aguardado filme ganhou sua data de estreia: dia 15 de agosto de 2024. A produção da obra teve início com Breno Silveira (2 Filhos de Francisco: A História de Zezé di Camargo & Luciano), mas o diretor faleceu no primeiro dia de filmagem e o projeto foi então assumido por Andrucha Waddington (Casa de Areia). Vitória é o primeiro filme original Globoplay produzido pela plataforma de streaming e que chegará às salas de cinema. A obra é ainda uma co-produção com a Conspiração Filmes e MyMama Entertainment.
Em uma publicação no Instagram, a Conspiração divulgou uma imagem inédita de Fernanda Montenegro no papel de Vitória e confirmou a data de estreia do longa.
A história real de Vitória
O filme é baseado no livro do jornalista Fábio Gusmão que conta a história de Dona Vitória da Paz, uma senhora que, em 2005, filmou o tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, da janela da sua casa. Com gravações contendo as imagens dos traficantes e de policiais corruptos envolvidos no crime, Dona Vitória levou as evidências à polícia de fez diversas denúncias. Se no início suas cartas à governadora do Rio de Janeiro e à polícia não foram respondidas, no final do caso a ação da senhora culminou com o desmantelamento de uma quadrilha. A história foi primeiramente reportada pelo jornal Extra, na época.
Em 2023, O Globo revelou a identidade verdadeira de Vitória, chamada Joana Zeferino da Paz. A alagoana vivia há 17 anos sob o Programa de Proteção à Testemunha.