Em entrevista ao Deadline, o diretor de Twin Peaks e Cidade dos Sonhos revelou que seu projeto de animação com ares de conto de fadas não foi aprovado e ficará de fora dos negócios da Netflix. "Eles o rejeitaram.", confirmou David Lynch sobre Snootworld, o projeto do longa de animação que ainda pretende produzir e, possivelmente, dirigir.
O roteiro foi escrito por Lynch em parceria com a autora de Edward Mãos de Tesoura e O Estranho Mundo de Jack, Caroline Thompson. "Eu não sei quando eu comecei a pensar sobre os Snoots, mas eu fazia desenhos de Snoots e então uma história começou a emergir.", contou Lynch sobre a criação do filme que foca nas pequeninas criaturas, os tais Snoots. "Eu me juntei à Caroline e nós trabalhamos em um roteiro. Apenas recentemente eu pensei que alguém poderia ter interesse de financiar então eu apresentei o projeto para a Netflix nos últimos meses, mas eles o rejeitaram."
O lendário cineasta, conhecido por suas obras de atmosferas oníricas e surreais, como Império dos Sonhos e Veludo Azul, ainda tem a esperança de encontrar um parceiro para financiar o projeto, no qual trabalha há já duas décadas. Mas ele não tem ilusões quanto aos desafios presentes na indústria atual: "Snootworld é uma história de um estilo mais antigo e a animação hoje em dia é mais sobre piadas superficiais. Contos de fadas antigos são considerados como brega: aparentemente as pessoas não querem vê-los. É um mundo diferente agora e é mais fácil dizer 'não' do que 'sim'".
A trama
Com 50 anos de carreira no cinema, Lynch espera trazer à luz do dia aquele que é o seu primeiro projeto para um longa-metragem de animação. O enredo fantástico pretende abrir novos mundos para o espectador. "Os Snoots são criaturas minúsculas que têm um ritual de transição aos 8 anos de idade, no qual eles ficam menores ainda e são enviados para outro lugar durante um ano, para ficarem protegidos." explica Thompson. "O mundo entra em caos quando o Snoot herói da história desaparece no carpete e sua família não consegue encontrá-lo e ele adentra um mundo louco e magnífico."
O cineasta indicado 4 vezes ao Oscar continua em busca de financiadores, e reitera as qualidades do projeto. "Eu gosto dessa história. É algo que tanto crianças como adultos podem apreciar...Eu nunca fiz uma animação de verdade, mas com computadores hoje em dia é possível fazer coisas espetaculares."