Um dos maiores nomes das artes cênicas no Brasil, Fernanda Montenegro irá ganhar uma homenagem da Globo com um episódio da série Tributo, que chega no Globoplay no dia 16 de outubro, quando a atriz completa 95 anos. A produção também vai ao ar na Globo no dia 17, após a exibição de Mania de Você.
Com uma carreira de sete décadas, Fernanda Montenegro é uma figura que verdadeiramente retrata a história da dramaturgia no Brasil, e Tributo também faz esse movimento. “Fazemos parte da história cultural da televisão brasileira. Eu comecei em dezembro de 1950 na TV Tupi. Havia um grande elenco, todos muito jovens, e hoje estamos aí a beira dos 100 . As nossas biografias são muito bonitas, porque são biografias de resistência”, declara.
A série percorre as grandes paixões da vida da atriz: a arte, a família e o ator Fernando Torres, com quem dividiu a vida por 55 anos e teve dois filhos. Fernanda faz uma declaração para o companheiro e amor de uma vida: “Sem Fernando, a minha vida não se cumpriria. Do nosso mais profundo pacto de existir, vieram dois filhos maravilhosos , que também são referências dentro do nosso processo artístico. Tenho que agradecer, viu Fernando, a você”.
Filha do casal, Fernanda Torres participa da produção e honra o trabalho da mãe, seja na frente das câmeras ou em cima dos palcos - um lugar do qual, aliás, a atriz nunca se afasta. Segundo Torres, a mãe sofre de uma "devoção pelo teatro". “Ela é um ser totalmente do presente. E trabalha mais do que nós todos: é chamada para filme, novela, peça, debate e comerciais. É requisitadíssima. E dá conta. Ao mesmo tempo, há atrás dela uma corrente de pessoas e de experiências. Como traduzir isso? Talvez seja o preço de viver muito, lucidamente”, ela admira.
O episódio de Tributo relembra momentos marcantes da carreira de Fernanda Montenegro, como a fundação da Companhia Teatro dos Sete (com Fernando Torres, Sergio Britto, Ítalo Rossi e Gianni Ratto) e sua performance como Dora em Central do Brasil, o filme de Walter Salles que chegou até o Oscar por causa da brilhante atriz. Fernanda, inclusive, brinca sobre o fato de ter 'perdido' a estatueta para Gwyneth Paltrow, “Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já bota você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não ia levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes”.