Depois do sucesso de Narcos contando a história da ascensão e ruína de Pablo Escobar, agora chegou a hora dos assinantes da Netflix conhecerem a vida da traficante Griselda Blanco.
A série de seis episódios, estrelada por Sofia Vergara, estreou há poucos dias na plataforma de streaming e já ocupa o primeiro lugar, com espectadores de todo o mundo viciados na história do temível traficante de drogas.
Situado em Miami nas décadas de 70/ 80, o drama Griselda é uma releitura ficcional da trajetória de vida da colombiana Griselda Blanco, de mãe modesta e empresária, a poderosa e implacável traficante de drogas.
Embora seu nome não seja tão conhecido como o de outros líderes de cartéis, como Pablo Escobar, Blanco foi apelidada de “madrinha da cocaína”, e foi um dos traficantes de drogas mais proeminentes de seu tempo.
A produção tem chamado a atenção pelo grau de impavidez, astúcia e crueldade da protagonista, mas o que é real e o que é produto da ficção para prender o espectador?
Veja algumas revelações mais abaixo...
Mitos e Verdades - Alerta de Spoiler
Entre as principais dúvidas do púbico surge a suposta citação de Pablo Escobar na abertura da série: “O único homem que temi em minha vida foi uma mulher chamada Griselda Blanco”.
Segundo relata o jornalista colombiano José Guarnizo em entrevista à BBC, não é fácil dizer se Escobar disse ou escreveu esta frase, mas é sabido que ele se orgulhava de dizer que Griselda havia sido sua primeira inimiga no mundo da máfia.
Sobre os dois maridos mostrados na série, Guarnizo diz que Blanco teve três maridos, e que apesar de vários livros dizerem que todos foram mortos por ela, ou a mando dela, o primeiro tinha cirrose e morreu em Nova York.
Com o primeiro marido, Blanco teve três filhos, Uber, Dixon e Oswaldo (Ozzie na série). O quarto filho, Michael Corleone, foi fruto do terceiro casamento e é o único que ainda está vivo. A série mostra que os três filhos morreram antes de Griselda, mas Guarnizo diz que há indícios de que Dixon sobreviveu à guerra do tráfico, mas não durou muito:
"Uber é assassinado em Medellín em um negócio de drogas e Oswaldo tem sua morte encomendada por Pablo Escobar, da prisão La Catedral. O do meio, Dixon, sobreviveu e até viveu com Griselda quando ela voltou para a Colômbia, mas era viciado em várias drogas e tinha uma vida muito dependente”.
Blanco é suspeita de ter ordenado pelo menos 250 assassinatos – uma fração daquilo que os espectadores veem na série, e tinha um patrimônio líquido de bilhões antes de ser presa em fevereiro de 1985 por fabricar, importar e distribuir cocaína para os EUA.
Recentemente foi revelado que Michael Corleone, o filho mais novo de Griselda, está processando a Netflix e a Sofia Vergara, atriz principal e produtora executiva da série, por terem contado a história de sua mãe e não lhe terem oferecido compensação financeira.
Confira o trailer oficial de Griselda: