A querida personagem dos quadrinhos de Quino, Mafalda, vai ter a sua própria série animada na Netflix. O cineasta vencedor do Oscar por O Segredo dos Seus Olhos, Juan José Campanella, é o responsável por adaptar a icônica personagem argentina para o audiovisual.

A Netflix divulgou que Campanella será o roteirista, diretor e showrunner da série, que é co-escrita com Gastón Gorali, que também produz, e tem Sergio Fernández como diretor de produção. Para o projeto, o streamer formou uma parceria com o estúdio de criação argentino Mundoloco CGI.

Campanella tornou-se mundialmente prestigiado após o drama O Segredo dos Seus Olhos, protagonizado por Ricardo Darín e Soledad Villamil, ser aclamado pela crítica e vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

Carta do diretor

O cineasta argentino publicou uma carta, onde conta como chegou a encarar o maior desafio da sua carreira, dar vida animada à Mafalda.

"Eu tinha sete ou oito anos quando foi publicado o primeiro catálogo de tirinhas de Mafalda em forma de livrinho. Meus pais liam as tiras e me diziam que eu não ia entender. Que ofensa. Que desafio. Corri para comprá-lo e ainda me lembro de subir a ladeira de Melo enquanto lia, dando gargalhadas e admitindo que, de fato, haviam tiras que eu não entendia. Mafalda e seus amigos não só me faziam rir muito, mas de vez em quando me mandavam ao dicionário. E cada palavra nova que eu aprendia vinha com o prêmio de uma nova gargalhada.", relembra

Como mais um da turma da Mafalda, Campanella conta que ficou deslumbrado quando recebeu Quino na Mundoloco CGI, há 12 anos. "Lembro que foi nesse dia que Quino tentou, pela primeira vez, desenhar com um lápis digital (...) Seu entusiasmo era o de uma criança com um brinquedo novo, fazendo dezenas de perguntas. O entusiasmo e a curiosidade de quem nunca acreditou saber tudo."

O projeto da série animada de Mafalda surgiu a partir da vontade de reconectar as novas gerações que não conheceram a personagem das tirinhas. "Como podemos levar seu engenho, sua mordacidade, às crianças que hoje crescem em plataformas digitais? Como podemos, enfim, traduzir uma das maiores obras da história do Humor Gráfico para a linguagem audiovisual?", se perguntaram.

Campanella tem um desejo claro com a série: "sonhamos que aqueles que são devotos dela desde o início possam compartilhá-la com nossos filhos, e embora haja coisas reservadas apenas para adultos, todos possamos soltar uma gargalhada em família, e por que não, recorrer ao dicionário de vez em quando."

Ainda não há previsão de estreia.