Uma semana após o lançamento de Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais, a Netflix divulgou o trailer do seu documentário The Menendez Brothers (O Caso dos Irmãos Menendez), que chegará ao streaming no dia 07 de outubro de 2024. Conta com depoimentos inéditos, inclusive dos dois irmãos, que até hoje cumprem a pena de prisão perpétua a que foram sentenciados em 1996, após assassinarem seus pais.

Assista ao trailer oficial a seguir.

O documentário

Aproveitando o burburinho gerado pela série de ficção de Ryan Murphy, e a onda exponencial de conteúdo de true crime, a Netflix traz o documentário que explora mais ainda o caso dos Irmãos Menendez, e desta vez coloca ambos em entrevistas exclusivas. "Em 1996, Lyle e Erik Menendez foram condenados pelo assassinato dos seus pais, no que se tornou um dos casos criminais mais famosos do final do século XX. Pela primeira vez em quase 30 anos, e com suas próprias palavras, ambos os irmãos revisitam o julgamento que chocou a nação", lê-se na sinopse oficial do longa-metragem.

Além dos dois irmãos, participam do documentário dirigido pelo argentino Alejandro Hartmann, sua prima Diane Vander Molen e Pamela Bozanich, a promotora do caso. A produção vasculha décadas de provas, depoimentos e gravações para tentar construir uma narrativa com uma perspectiva diferente da que foi aceita na época: a dos próprios irmãos. Lyle e Erik alegam até hoje terem assassinado José e Kitty Menendez após anos de abuso psicológico, físico e sexual, mas o júri condenou a dupla ao entender que as motivações do crime seriam apenas a ganância pelo dinheiro.

Críticas à série

Em 19 de setembro, chegou à Netflix a série em 9 episódios Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais. Recentemente, Erik Menendez se pronunciou contra a forma que o conteúdo retata a si e seu irmão Lyle, mesmo ser ter assistido aos episódios, divulgou a Variety. "Eu acredito que Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos da nossa vida a ponto de fazer isso sem má intenção", declarou.

cineserie.com.br

Murphy, criador da série, cuja primeira temporada foi Dahmer: Um Canibal Americano, rebateu as críticas. "O que eu acho interessante, e que ele não menciona, é que se você assistir a série, eu diria que 60 a 65 por cento da série, no roteiro e no material filmado, gira em torno do abuso e do que eles alegaram que aconteceu a eles", diz o showrunner. "E nós fazemos isso de forma cuidadosa e nós damos a eles o seu dia no tribunal e eles falam abertamente sobre isso."

Murphy foi ainda questionado sobre o caráter romântico e incestuoso que a relação entre Erik e Lyle adquire na série, que vem levantando polêmicas. "Se você assistir à série, ela apresenta os pontos de vista e teorias de todas as pessoas envolvidas no caso. Dominick Dunne (o jornalista da Vanity Fair interpretado por Nathan Lane) escreveu diversos artigos sobre essa teoria. Nós estamos apresentando o seu ponto de vista. Nós tínhamos a obrigação de mostrar tudo isso e foi assim que o fizemos.", disse.