"Eu vim do nada, mas no nada havia cultura". A fala é do ator soteropolitano Antonio Pitanga, em 2020, ao braço brasileiro do jornal El País. Foi justamente sua contribuição a esta cultura que agora o leva a receber mais uma homenagem. Antonio Pitanga será o grande nome do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, em 2024.

Depois de receber todo o reconhecimento no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o nome de Antonio Pitanga vai para a Europa. Conforme publicado por O Globo, o ator de 84 anos será o principal homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris deste ano.

De sua extensa contribuição na dramaturgia, Pitanga será reverenciado com a exibição de seis trabalhos na capital francesa. Entre os títulos reservados com sua atuação, estão Barravento, de Glauber Rocha, e Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria, sobre a dupla Claudinho e Buchecha.

Também terá espaço no evento o primeiro longa dirigido por Antonio Pitanga, Na Boca do Mundo. O inédito Malês ainda está em finalização, mas terá trechos exibidos no Festival.

Talento repassado aos filhos

Conhecido e reconhecido por sua longa carreira, Antonio Pitanga tem também uma ficha extensa na TV. Ele atuou em mais de 30 novelas e séries. Entre eles O Clone (2001), Celebridade (2003) e A Próxima Vítima (1995).

Foi esta última que o presenteou ao dividir cena com a filha. Antonio e Camila Pitanga viveram pai e filha na ficção em 1995. A Próxima Vítima, de Silvio de Abreu, na TV Globo foi a primeira novela com um núcleo familiar negro de classe média. O enredo foi escrito a pedido do próprio Antonio Pitanga. "Silvio levou três anos para escrever uma família negra. Em sua ingenuidade, ele me disse: 'demorei a entender que era o mesmo que escrever para uma família branca'. Levou três anos para cair essa ficha", contou ao El País-Brasil.

E será no inédito Malês, com trechos apresentados no Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que Antonio Pitanga vai trabalhar pela primeira vez com os dois filhos atores. Além de Camila, Rocco Pitanga também herdou a veia artística do pai. Conforme o portal Metrópoles, Antonio Pitanga dirige e atua no filme, um marco na vida familiar, já que os três nunca haviam contracenado juntos.

Festival de Cinema Brasileiro de Paris

A 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris acontece entre os dias 26 de março e 2 de abril. A programação será no tradicional cinema de rua L’Arlequin, no bairro de Saint-Germain-des-Près.

Na mostra competitiva principal, serão exibidos:

  • Betânia, de Marcelo Botta;
  • Sem Coração, de Nara Normande e Tião;
  • Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges;
  • A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito;
  • Pérola, de Murilo Benício;
  • Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria;
  • Pedágio, de Carolina Markowicz;
  • O Diabo da Rua, no Meio do Redemunho, de Bia Lessa.

A programação no evento contará ainda com exibições fora de competição. Entre as obras estão A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho, Meu Nome é Gal, de Lô Politi e Dandara Ferreira, e Mussum - O Filmis, de Silvio Guindane.