Um terceiro filme de Duna está a caminho, mas não se trata de uma continuação de Duna: Parte 2, afirmou Denis Villeneuve. Em uma participação no podcast Little Gold Men, o diretor contou à Vanity Fair que o filme baseado na obra de Frank Herbert, Messias de Duna, está sendo desenvolvido, mas não completará uma trilogia.

"Primeiramente, é importante que as pessoas entendam que, para mim, realmente se tratava de um díptico. Era um par de filmes que seria a adaptação do primeiro livro. Isso já foi feito e está terminado.", explicou Villeneuve. "Se eu fizer um terceiro, que está no processo de roteirização, não é uma trilogia. É estranho falar isso, mas se eu voltar (à Duna), é para fazer algo que seja diferente e tenha a sua própria identidade."

Duna: Parte 2 chegou aos cinemas em 29 de fevereiro deste ano e foi um sucesso comercial absoluto, rendendo mais de US$ 711 milhões em bilheteria no mundo todo, muito mais do que os US$ 407 milhões arrecadados pelo primeiro filme que, além disso, venceu 6 Oscars (certamente mais estatuetas estão por vir para o segundo filme).

O terceiro filme

Villeneuve deixa claro que o terceiro longa-metragem que traz o mundo imaginado de Frank Herbert para o cinema, será algo à parte - e que não intenciona continuar além dele. "Escute, se Messias de Duna acontecer, terão se passado muitos anos para mim em Arrakis, e eu adoraria fazer outra coisa. Eu acho que seria uma boa ideia se eu garantisse que Messias de Duna tivesse sementes no projeto se alguém quiser fazer algo depois, porque são livros lindos.", disse Villeneuve. "Eles são mais difíceis de adaptar. Eles ficam mais e mais esotéricos. É um pouco mais complicado de adaptar, mas eu não vou fechar a porta. Eu não os farei, mas poderia acontecer com outra pessoa."

cineserie.com.br
Duna: Parte 2 © Warner Bros.

A história de Messias de Duna se desenrola 12 anos após os acontecimentos do segundo filme, por isso será provavelmente necessário envelhecer o jovem elenco, composto por Timothée Chalamet, Zendaya e Florence Pugh. Mas Denis Villeneuve revelou já saber como contornar essa questão no terceiro Duna.

Resta confirmar o interesse dos atores em continuar na franquia, coisa que Zendaya já revelou em entrevista. "Qualquer hora que o Denis me chamar, é um sim da minha parte. Eu estou animada para ver o que acontece. Eu comecei a ler Messias e eu fiquei, 'Uau, eu estou apenas filmando o primeiro filme. Deixa eu voltar para o primeiro'. É muito para eu absorver, mas não existe uma melhor pessoa com mais cuidado e amor por isso do que o Denis.", disse a atriz de Chani.