O cineasta iraniano Ali Abbasi dirige O Aprendiz, o docudrama que olha para a ascensão de Donald Trump, e que teve sua estreia em Cannes. O filme acaba de ganhar o seu primeiro trailer, que coloca Trump, vivido pelo ator Sebastian Stan, como aprendiz de Roy Cohn (Jeremy Strong), o mordaz promotor americano que escolhe Trump como seu pupilo por aceitar fazer absolutamente tudo pelo sucesso.
Confira o trailer inédito a seguir.
Donald Trump é 'O Aprendiz'
A cinebiografia explora como a personalidade midiática de Trump foi construída até se tornar o que é hoje. "Um jovem Donald Trump, ansioso para fazer o seu nome como um ambicioso segundo filho de uma família rica da Nova York dos anos 1970, fica enfeitiçado por Roy Cohn, o advogado cruel que ajudaria a criar o Donald Trump que conhecemos hoje. Cohn vê em Trump o pupilo perfeito - alguém com ambição crua, uma fome pelo sucesso, e disposição para fazer o que for preciso para vencer.", conta a sinopse oficial do longa-metragem.
Ali Abbasi é conhecido por dirigir Border, vencedor do prêmio Un Certain Regard e que ganhou uma indicação ao Oscar. Em 2022, o diretor lançou o thriller Holy Spider, que competiu pela Palma de Ouro em Cannes e acompanha uma jornalista que investiga uma série de assassinatos de profissionais do sexo na cidade sagrada de Mashhad, por um serial killer que acredita estar limpando o mundo.
Abbasi explora um novo território ao trazer para o cinema o início da carreira empresarial de Donald Trump, tornando ele próprio em um aprendiz - uma brincadeira com o título do programa de televisão que o empresário comandou por muito tempo. O lançamento do filme foi acompanhado de algum burburinho e chega, não à toa, às vésperas das eleições nos EUA.
A construção de Trump
O trailer mostra um ainda inexperiente Trump fazendo um acordo com o advogado de direita Cohn, que passa a reger as suas ações e sua imagem, preparando o terreno para construir o empresário e político que Trump se tornou. Com um set de regras claras, é montada a base do plano para o que viria a ser o comportamento do político, "A primeira regra é: ataque, ataque, ataque". Seguida de "Regra dois: não admita nada, negue tudo" e "Regra três: não importa o que aconteça, alegue vitória e nunca admita a derrota".
Além de Stan e Strong, o elenco conta ainda com Maria Bakalova como Ivana Trump, ex-mulher de Donald, e Martin Donovan como Fred Trump Sr., o seu pai. O roteiro de O Aprendiz é o primeiro longa-metragem escrito por Gabriel Sherman.
Segundo o IndieWire, os produtores iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para pagar custos de marketing e taxas que a equipe de Trump tenta utilizar para bloquear o lançamento do filme. Após ser abandonado pela Kinematics, O Aprendiz foi comprado pela distribuidora Briarcliff Entertainment, que lançará o filme antes do dia da eleição presidencial nos EUA.