Antes de Meryl Streep receber sua Palma de Ouro honorária no Festival de Cinema de Cannes, ela foi saudada de forma calorosa. Segundo a Variety, foi uma estrondosa salva de palmas, em pé, durante dois minutos. A vencedora do Oscar, de 74 anos, ficou tão emocionada que primeiro fingiu sair do palco, mas finalmente começou a dançar sob os aplausos.

Homenageada por Juliette Binoche

A estrela francesa Juliette Binoche entregou o prêmio a Streep, dizendo: "Quando te vejo na tela, não te vejo… De onde vem isso? Você nasceu assim? Não sei, mas há um crente em você; um crente que me permite acreditar."

Binoche se referiu a Streep como "um tesouro internacional". E listou muitos dos papeis mais queridos de Meryl, como A Escolha de Sofia (1982) a Julie & Julia (2009). Binoche ainda acrescentou: "Você mudou a maneira como vemos o cinema".

A vida de Meryl Streep

Em seu discurso, Streep agradeceu a Cannes por recebê-la de volta após 35 anos. Sua última aparição foi com Um Grito no Escuro, de 1989. Ela disse que assistir à retrospectiva de sua carreira na cerimônia foi "como olhar pela janela de um trem-bala, ver minha juventude chegar à meia-idade, direto para onde estou neste palco esta noite. Tantos rostos e tantos lugares dos quais me lembro."

Ao receber a Palma de Ouro honorária, Meryl Streep disse que na última vez que esteve em Cannes, "eu já era mãe de três filhos, estava prestes a completar 40 anos e pensei que minha carreira havia acabado".

cineserie.com.br
©Instagram @festivaldecannes

"Essa não era uma expectativa irreal para as atrizes daquela época. E a única razão pela qual estou aqui esta noite e para que isso continue é por causa dos artistas muito talentosos com quem trabalhei, incluindo Madame La President", disse ela, apontando para a presidente do júri, Greta Gerwig, que a dirigiu em 2019 no filme Adoráveis Mulheres. "E, aliás, era na minha filha que ela batia em Frances Ha no primeiro clipe. Falarei com você sobre isso mais tarde."

Streep encerrou seu discurso dizendo que está "muito grata por vocês não terem enjoado da minha cara e não terem saído do trem".

"Minha mãe, que geralmente tem razão em tudo, me disse: 'Meryl, minha querida, você vai ver. Tudo acontece tão rápido. Tão rápido.' E aconteceu, e acontece", disse Streep. "Exceto meu discurso, que é muito longo."