Quatro vezes indicado ao Oscar, Ethan Hawke será a estrela de um filme na Amazônia do Brasil. O ator está escalado para The Last of the Tribe (ainda sem título em português), segundo a Variety. O filme tem roteiro de Mark Bailey (Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing; Vulcão Whakaari: Resgate na Nova Zelândia). A produção de The Last of the Tribe é do brasileiro indicado ao Oscar Fernando Meirelles (Os Dois Papas; Cidade de Deus). Também está produzindo o vencedor do Oscar, Ed Saxon (O Silêncio dos Inocentes; Adaptação).

Um filme na Amazônia

Hawke vai interpretar William Phelan, um policial de Chicago que se tornou um pistoleiro corporativo de aluguel. Ele se encontra em um cenário totalmente desconhecido, tendo como missão o assassinato do último membro sobrevivente de uma tribo indígena isolada.

"Um homem destroçado numa encruzilhada improvável, Phelan tem a oportunidade de salvar uma vida e recuperar a sua alma", diz a sinopse do filme.

Atriz brasileira

Para este filme na Amazônia, Ethan Hawke será acompanhado por uma atriz e modelo indígena brasileira. Se trata de Zaya Guarani, nascida em Porto Velho (RO). Vista em Postcard From Earth, de Darren Aronofsky, a ativista ambiental usou sua visibilidade como modelo para promover seu trabalho de defesa de direitos em nome dos povos indígenas.

A equipe de The Last of the Tribe

The Last of the Tribe será dirigido por Claudio Borrelli (Urubus), baseado no livro homônimo do ex-jornalista do Washington Post, Monte Reel. É descrito pelos seus criadores como "genuinamente global e intensamente relevante", que salientam que quando o último membro da tribo Tanarus morreu em 2022, o seu falecimento causou consternação global.

A O2 Filmes, de Meirelles, sediada em São Paulo, produzirá no Brasil, onde o filme se passa. Estruturado como uma coprodução Brasil-EUA, The Last of the Tribe também é produzido por Ethan Hawke, Ryan Hawke e Mickey Schiff da Under the Influence Prods., além de Steve e Paula Mae Schwartz, da Chockstone Pictures (All the Old Knives; A Estrada).

Executivos da O2 Filmes, incluindo o CEO da O2 Filmes, Paulo Barcellos, o diretor de conteúdo Guto Gontijo e Igor Kupstas da O2 Play, braço de distribuição e distribuição da O2, estão em Cannes com The Last of the Tribe, em busca de parcerias, financiadores e distribuidores .