Responsáveis pela renovação do cinema independente norte-americano dos últimos dez anos, os Irmãos Safdie dirigiram juntos seis longas-metragens (dentre eles os renomados Bom Comportamento e Joias Brutas) e mais inúmeros curtas. A notícia da separação veio através de Benny, que confirmou à Variety os rumores que já haviam sobre a possível cisão: “É uma progressão natural do que cada um de nós deseja explorar. Vou dirigir sozinho e vou explorar coisas que quero explorar. Eu quero essa liberdade neste momento da minha vida.”

A decisão de separação da dupla criativa impactará um projeto que já estava em andamento, que juntaria novamente os dois irmãos com o ator Adam Sandler - assim como em Joias Brutas. Porém, o projeto entrou 'em pausa'. Recentemente Benny tem se dedicado também à sua carreira de ator, tanto que protagonizou uma série chamada The Curse, da qual ele mesmo criou com Nathan Fielder - sem a participação de Josh.

cineserie.com.br
Josh Safdie, Benny Safdie © 2020 WireImage

Sindicato pode complicar uma eventual volta da dupla

Apesar de Benny afirmar que a cisão é mais uma 'pausa' do que propriamente um término, a decisão dos dois, pelo menos para o Sindicato dos Diretores de Hollywood, pode ser definitiva.

Em uma matéria publicada pelo IndieWire, foram revelados alguns detalhes sobre o processo de solidificação de uma dupla de diretores no cinema americano, mostrando que uma 'pausa' na carreira de uma dupla, pode acabar gerando um rompimento legal definitivo.

De acordo com as normas do Directors Guild of America - DGA (Sindicato dos Diretores de Hollywood), uma dupla de diretores só é aceita através de um longo processo que demonstre que os integrantes comungam uma visão estreitamente singular e compartilhada de se fazer cinema. Deste modo, uma vez sendo concedido este 'aval', o sindicato prefere que a dupla dirija sempre os projetos futuros em conjunto, ou isto pode causar uma separação permanente da assinatura dos autores.

Melhor dizendo, caso Benny e Josh realizem filmes separadamente e depois disso queiram se juntar de novo, o DGA pode ser uma grande barreira para a volta dos Irmãos Safdie. Por enquanto, para nós espectadores, resta acompanhar os projetos futuros de cada um, e torcer para que um dia, eles - e o sindicato - entrem novamente em acordo.