O Brasil acaba de ser premiado graças ao talento de Ricardo Teodoro. O protagonista do filme Baby foi o vencedor do prêmio de Melhor Ator Revelação, em Cannes 2024.
Teodoro está à frente do longa brasileiro selecionado para a Semana da Crítica. Foi lá que, na última terça-feira (21), o melodrama fez sua estreia mundial. A Semana da Crítica é uma seção paralela do Festival de Cannes, organizada pelo Sindicato Francês da Crítica de Cinema.
"Esse prêmio é sensacional!"
Com mais de 15 anos de carreira, Ricardo Teodoro celebra a conquista como uma coroação. Com experiência em teatro, cinema e TV, o ator falou da realização. "Eu vim de uma cidade de 4 mil habitantes no interior de Minas e sempre sonhei em estar num festival como Cannes. Voltar com esse prêmio é sensacional!", comentou sobre o reconhecimento.
"Eu trabalho há anos como ator de teatro e eu sempre pensei que se algum dia eu tivesse uma oportunidade, eu iria agarrar ela com toda minha força. E quando o personagem do Ronaldo apareceu, eu lutei muito para fazer ele com toda minha alma", finalizou.
Quem é Ricardo Teodoro?
Ricardo Teodoro já tem uma longa caminhada até ter o talento reconhecido como Ator Revelação em Cannes. Ator e diretor, ele é formado em Artes Cênicas, pela Faculdade CAL de Artes Cênicas. O artista é pós-graduado em Gestão Cultural, pelo SENAC-SP.
Com mais de 20 espetáculos teatrais, Teodoro iniciou sua trajetória artística em 2008, na cidade de Governador Valadares-MG. Suas primeiras funções foram ator e produtor na CIA de Teatro Asas do Invento. Além disso, trabalhou em companhias de teatro, como o Grupo Tá na Rua (RJ) e a Companhia do Latão (SP).
A carreira de Ricardo Teodoro se desenha até aqui em mais de 15 produções audiovisuais entre cinema e TV. Além de atuar, ele dirigiu e roteirizou quatro curtas-metragens: Sem Pressa, Aí Tem, Equipe de Análises e 21 de Janeiro.
No cinema, além de Baby (2024), ele também esteve em Notícias Populares (2023). Ainda há dois títulos com sua participação: Cyclone (direção de Flávia Castro) e Super-Homem (direção de Gabriel Mascaro), ambos em fase de pós-produção. Na televisão também participou das novelas Renascer (2024) e Além da Ilusão (2022), da TV Globo.
O filme Baby
"Ao ser libertado de um centro de detenção juvenil, Wellington se vê sozinho e à deriva nas ruas de São Paulo, sem notícias dos pais e sem recursos para começar uma nova vida. Durante uma visita a um cinema pornô ele conhece Ronaldo, um homem maduro que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação entre eles se transforma em uma paixão conflituosa, oscilando entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade."