A experiência do cinema também pode ser muito bem aproveitada em solitude. Para aqueles que estão à procura de um filme e felizmente não têm nem que entrar na infinita decisão da escolha do título da vez com os amigos ou familiares, separamos 10 filmes perfeitos para você assistir sozinho!

Ela (2013)

cineserie.com.br
Ela © Annapurna Pictures

No drama de ficção científica, Joaquin Phoenix vive um solitário escritor recém-divorciado que inicia um relacionamento com um sistema de inteligência artificial chamado Samantha, cuja voz é emprestada por Scarlett Johansson. Em Ela, o diretor Spike Jonze, evoca a humanidade dos relacionamentos e suas intrincadas fases com melancolia e também um humor revelador. Ganhador do Oscar de melhor roteiro original em 2014, o longa deixa qualquer um com reflexões profundas sobre o que buscamos nas nossas relações, a procura por nós mesmos e nossa verdade, além das interações contemporâneas dos seres-humanos com as máquinas.

Frances Ha (2012)

cineserie.com.br
Frances Ha © IFC Films

O longa Frances Ha é daqueles filmes que acolhem qualquer indivíduo em crise com a vida (quem nunca?). Escrito por Noah Baumbach e Greta Gerwig, dirigido pelo primeiro e protagonizado pela segunda, o longa acompanha os contratempos e alegrias da vida de Frances. Com o sonho de ser uma dançarina profissional, a jovem de 27 anos ainda não consegue fazer exatamente o que deseja, e ainda não tem um apartamento só seu, e a sua melhor amiga, a única pessoa que parece entender Frances no mundo, não está propriamente falando com ela no momento. Mas apesar dos apesares, Frances segue com a vida, em um movimento que nos ensina a olhar a vida com leveza.

Decisão de Partir (2022)

cineserie.com.br
Decisão de Partir © CJ Entertainment

O mais recente filme de Park Chan-wook (A Criada e Old Boy) é um drama de mistério tão envolvente que é perfeito para uma sessão de cinema individual. Como anteriormente, o diretor sul-coreano trabalha com maestria para apresentar um caso investigativo de um alpinista cujo corpo foi encontrado na base de sua montanha favorita. A principal suspeita: sua esposa. Mas as particularidades do caso atraem o detetive Hae joon (Park Hae-il), que logo se vê perigosamente próximo demais da misteriosa mulher. Um suspense como poucos nos últimos anos, Decisão de Partir ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, além de ter sido indicado para a Palma de Ouro e para dois prêmios BAFTA.

A Despedida (2019)

cineserie.com.br
A Despedida © A24

Um filme sobre reunião familiar e choques culturais, A Despedida acompanha uma família chinesa em seu adeus à sua matriarca doente - que, contudo, não sabe que sofre de uma doença grave. No drama de Lulu Wang, Awkwafina tem o desafiador papel da neta americanizada que não compreende a decisão da família chinesa de não informar a sua avó sobre sua condição. Um casamento marcado às pressas é, na verdade, um pretexto para reunir a família para seus membros despedirem-se da querida avó. Com provocações profundas, o longa é um convite para pensarmos como conciliar crenças contraditórias e possui cenas tocantes na sua balança de temas entre a vida e a morte - perfeito para assistir sozinho em uma tarde introspectiva.

Violência Gratuita (1997)

cineserie.com.br
Violência Gratuita © Wega Films

A obra do premiado Michael Haneke tem duas versões, a original austríaca de 1997 e o remake americano, encabeçado também pelo diretor. Violência Gratuita é uma obra provocadora que convida para uma crítica sobre a nossa complacência em relação à violência que permitimos adentrar no nosso cotidiano. Uma família viaja para sua idílica casa de férias na beira de um lago, mas a repentina aparição de dois jovens na sua porta, coloca-os como prisioneiros de um jogo sádico e violento. Não muito apelativo para uma tarde com os amigos, talvez seja melhor reservar o filme para uma sessão ‘a um’.

Encontros e Desencontros (2003)

cineserie.com.br
Encontros e Desencontros © Focus Features

O segundo longa-metragem de Sofia Coppola é uma doce e cômica história sobre uma relação improvável. A jovem Charlotte (Scarlett Johansson) passa os dias sozinha em um quarto de hotel em Tóquio, enquanto seu marido, um fotógrafo bem sucedido, trabalha. Bob Harris (Bill Murray) é um ator americano cujo auge da carreira ficou no passado, e que passa as noites no bar do mesmo hotel. Sentindo-se perdidos, o encontro fortuito entre os dois dá origem a uma relação de cumplicidade. Encontros e Desencontros é uma meditação sobre a solidão e a saída da monotonia através de um encontro de almas.

Mommy (2014)

cineserie.com.br
Mommy © Les Films Seville

Um dos mais conhecidos filmes do diretor canadense Xavier Dolan, Mommy é um drama familiar que explora a relação de uma mãe viúva com seu filho de temperamento explosivo. Com o característico olhar original e ousado de Dolan, desenrola-se o conflito de Diane Després (Anne Dorval), que retira o seu filho adolescente (Antoine Olivier Pilon) de uma instituição onde ele estava internado após o garoto atear fogo na cafeteria. Na intenção de salvá-lo do sistema, ela tenta cuidar do jovem com TDAH e comportamento agressivo em casa, recorrendo à ajuda da vizinha, Kyla (Suzanne Clément), uma jovem professora que tem seus próprios traumas para processar. Uma obra envolvente sobre as relações familiares, a incomunicabilidade dos sentimentos e até onde vamos para cuidar do outro.

Incêndios (2010)

cineserie.com.br
Incêndios © Sony Pictures Classics

O longa-metragem de Denis Villeneuve conta uma história envolvente e sombria. Após a morte de sua mãe, Jeanne e Simon Marwan recebem a missão de entregar duas cartas misteriosas: uma para o seu pai desconhecido que pensavam ter sido morto na guerra do Líbano, e outra para o seu irmão, cuja existência ignoravam. Os gêmeos embarcam em uma viagem do Canadá ao Oriente Médio para desvendar segredos que envolvem a vida de Nawal Marwan. O filme carrega cenas pesadas com acontecimentos violentos e chocantes, que tocam naquilo de mais feio que a guerra pode provocar, ainda que mostre que há sempre espaço para o amor. Incêndios tem uma narrativa muito bem costurada que vai te deixar grudado no sofá e reflexivo por algum tempo.

O Fantástico Sr. Raposo (2009)

cineserie.com.br
O Fantástico Sr. Raposo © Twentieth Century Fox

Para uma experiência cinematográfica solitária, mas aconchegante, Wes Anderson é sempre uma boa companhia. O Fantástico Sr. Raposo é um filme artesanal, daquelas animações que enchem os olhos com seus detalhes, e um dos filmes de Anderson mais aclamados pela crítica. Baseado no livro de Roald Dahl (de A Fantástica Fábrica de Chocolate), o longa conta a história do Sr. Raposo, um pai de família que parece não conseguir controlar os seus instintos de furtos sorrateiros durante a noite. Ele é rebelde demais, mas quando os três maiores fazendeiros da região voltam-se contra ele para caçá-lo, o Sr. Raposo conta com os amigos e família para colocar um plano em prática.

Réquiem para um Sonho (2000)

cineserie.com.br
Réquiem para um Sonho © Europa Filmes

Em uma abordagem totalmente oposta, este é daqueles filmes para assistir sozinho pela sua qualidade perturbadora - grandes chances de ninguém se sentir disposto para uma sessão da obra de Aronofsky e pode não ser muito agradável assistir com os amigos ou com a família. Em Réquiem para um Sonho, Darren Aronofsky (A Baleia) acompanha alguns personagens em suas jornadas de auto-destruição, abordando questões como vícios, saúde mental, transtornos alimentares e de imagem. Ellen Burstyn, que participa do filme como uma senhora que fantasia sobre participar de seu programa de televisão favorito, foi indicada ao Oscar de melhor atriz pela sua performance.