Descubra os 15 melhores filmes de ação que vão deixar você sem fôlego e grudado na tela! Prepare-se para muita adrenalina e emoção com essa seleção imperdível de filmes que, cada um com a sua especificidade, marcaram a história do gênero.
Em Ritmo de Fuga (Baby Driver) (2017)
Dirigido por Edgar Wright, Baby Driver (que no Brasil ganhou o nome de Em Ritmo de Fuga) é um filme pouco convencional comparado à maioria dos filmes de ação. Com uma ideia bastante original, a obra acompanha um jovem apelidado de Baby, um piloto de fuga de assaltos que tem um vício no mínimo curioso: ele precisa estar constantemente ouvindo música para silenciar um zumbido que passou a ter depois de um acidente na infância. Com um ritmo único, que mistura momentos de ação e muita música, Em Ritmo de Fuga é a obra perfeita para quem quer vivenciar uma experiência nova através de um filme de ação.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
A franquia Mad Max já alcançou o status de uma das maiores da história do cinema. George Miller dirigiu o primeiro filme em 1979 e não só se projetou como um dos maiores cineastas do gênero, como também lançou para o cinema Mel Gibson! Desta vez estrelado por Tom Hardy e Charlize Theron, Mad Max: Estrada da Fúria é o quarto filme da franquia que se passa em um futuro pós-apocalíptico sem nenhuma lei - e é, sem dúvida, o mais alucinante deles! Uma mulher (Imperatriz Furiosa) com a ajuda de um homem chamado Max tentam fugir do implacável tirano Immortan Joe, que tenta recuperar as suas prisioneiras libertadas pela Imperatriz. Vencedor de 6 categorias no Oscar, é um filme obrigatório para o amante de ação!
Tropa de Elite 2 (2010)
Sucesso de bilheteria no Brasil e um dos maiores acontecimentos cinematográficos do país, Tropa de Elite 2 trouxe de volta às telonas o icônico Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura. Agora sub-secretário da Secretaria de Segurança Pública, Nascimento passa a conhecer um novo tipo de inimigo que está arraigado no sistema político brasileiro. Um filme de ação policial que conseguiu superar a qualidade e o sucesso da primeira obra, abordando questões sociais profundas do Brasil, mas mantendo as características de um excepcional blockbuster.
Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)
Quem não se recorda da memorável atuação de Heath Ledger como Coringa que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante? Batman - O Cavaleiro das Trevas foi o último papel de Heath Ledger antes de morrer em 2008 e rapidamente se tornou um grande clássico do cinema. Com a ajuda do tenente Gordon e o promotor público Harvey Dent, Batman (Christian Bale) tenta banir o crime de Gotham City, mas um vilão (Coringa) anárquico e psicótico transformará a cidade em um verdadeiro caos. Um filme com ação a cada minuto e com sequências extremamente realistas que fará você ficar sem ar!
Old Boy (2003)
Oh Dae-Su é sequestrado e preso durante muitos anos. No cativeiro, o homem tem acesso a uma TV e descobre que é o principal suspeito do assassinato de sua esposa. Após ser libertado depois de 15 anos, Oh Dae-Su tem poucos dias para descobrir quem foi o seu sequestrador. Vencedor do prêmio do júri do festival de Cannes de 2004 - que por sinal, foi presidido por Quentin Tarantino - Old Boy é um dos filmes de ação mais violentos e intensos dos últimos tempos. O filme coreano rendeu tanto sucesso, que Spike Lee acabou dirigindo um remake em 2013, chamado OldBoy - Dias de Vingança.
Kill Bill - Volume 1 (2003)
E por falar em Tarantino, é óbvio que não poderia faltar uma de suas obras nessa lista. Kill Bill - Volume 1 é o primeiro dos dois filmes que trouxeram Uma Thurman como protagonista de um épico sobre vingança. Após acordar de um coma que durou cinco anos, A Noiva (Uma Thurman), uma assassina que havia decidido deixar a sua vida violenta para se casar, sai em busca de vingança contra aqueles - sendo o principal deles Bill - que mataram a sua família e o seu bebê que iria nascer. O filme homenageia antigos gêneros do cinema, bem como filmes asiáticos de kung fu e de samurai. Além disso, foi a grande obra que consolidou o 'estilo' Tarantino de se filmar: planos longos, bastante diálogos e muita violência 'estilizada'.
Cidade de Deus (2002)
O grande filme brasileiro do século XXI e que foi indicado a quatro categorias do Oscar, Cidade de Deus acompanha o crescimento de dois moradores (Buscapé e Dadinho - que depois se torna Zé Pequeno) da favela mais violenta do Rio, que vêem os seus caminhos se afastarem com o tempo. Enquanto o primeiro se esforça para se tornar um fotógrafo, o segundo se torna o chefe do tráfico da região. Um filme de Fernando Meirelles que faz um retrato poderoso da favela brasileira vista de dentro para fora, com cenas de ação (mas não só) que modernizaram o cinema brasileiro e que moram até hoje no imaginário do espectador.
Gladiador (2000)
Dirigido por Ridley Scott, Gladiador é um filme de ação histórico que acompanha o general romano Maximus, em busca de vingança contra o imperador que matou a sua família e o fez de escravo. Com atuações memoráveis de Russell Crowe e Joaquin Phoenix, Gladiador venceu cinco categorias do Oscar em 2001 e rapidamente se tornou um clássico do gênero. O filme faz uma reconstrução histórica perfeita do período do Império Romano e ficou amplamente marcado pelas suas sangrentas sequências de combate dentro do Coliseu.
Matrix (1999)
Revolucionário filme de ação e ficção científica, Matrix estreou em 1999 e rapidamente conquistou uma legião de fãs pelo mundo. O primeiro filme desta franquia futurista de grande sucesso acompanha Thomas Anderson (Keanu Reeves), um hacker que vive atormentado por um sonho constante que o faz questionar a realidade. Após descobrir que sua vida é controlada pela 'Matrix', um sistema de inteligência artificial que manipula a mente das pessoas e se utiliza dos cérebros e corpos delas para produzir energia, criando a ilusão de um mundo real nesses indivíduos, Thomas (ou Neo) se junta a um grupo rebelde chefiado por Morpheus na luta para libertar a humanidade desse sistema.
O Profissional (1994)
Filme que marcou a estreia de Natalie Portman no cinema, O Profissional, dirigido por Luc Bresson, traz a história de Léon (Jean Reno), um assassino profissional que acaba acolhendo Mathilda (Nathalie Portman), uma menina de 12 anos que mora ao lado de sua casa e que teve os pais assassinados por um policial corrupto. León e Matilda passam a construir uma relação profunda, onde a garota passa a cuidar da casa e ensinar o homem a ler e escrever, enquanto ele ensina-a como manejar uma arma para que ela possa vingar a morte da sua família.
Duro de Matar (1988)
Cheio de adrenalina e tensão do primeiro ao último minuto, Duro de Matar é o primeiro filme da franquia que transformou Bruce Willis em um dos personagens mais inabaláveis do cinema. John McClane (Bruce Willis) é um detetive que viaja até Los Angeles para encontrar com a sua esposa. Ao chegar no prédio em que ela trabalha, ele percebe que o edifício está sendo assaltado por terroristas. Será que McClane conseguirá resgatar a sua mulher e impedir o pior cenário?
O Exterminador do Futuro (1984)
O primeiro filme da saga O Exterminador do Futuro foi dirigido por James Cameron - diretor dos dois sucessos de bilheteria, Titanic e Avatar. Protagonizado por Arnold Schwarzenegger, o filme lançado em 1984 se passa em um futuro próximo onde humanos e robôs entraram em guerra. Assim, um robô indestrutível é enviado para o passado para tentar assassinar a mãe do homem que viria a se transformar no líder e pior inimigo das 'máquinas'. No entanto, os humanos também enviam um homem para tentar evitar o assassinato da mulher e salvar o futuro da humanidade.
Operação Dragão (1973)
Um dos maiores filmes de ação de artes marciais da história do cinema completou 50 anos recentemente. Dirigido por Robert Clouse, Operação Dragão apresenta Bruce Lee no papel de Shaolin Lee, um monge que é recrutado para uma missão secreta em um torneio de artes marciais organizado pelo milionário Han (Kien Shih), suspeito de ser o chefe de um império de tráfico e prostituição. Bruce Lee acabou falecendo antes da estreia do filme em 1973, mas o seu legado continua até hoje. Operação Dragão não só apresentou ao público um filme à frente do seu tempo em relação às sequências de luta, como também revolucionou por colocar como protagonista de uma grande obra de Hollywood, um ator e herói asiático.
Perseguidor Implacável (Dirty Harry) (1971)
Um assassino chamado Scorpion ameaça matar uma pessoa por dia em São Francisco até receber 100 mil dólares. Harry Callahan (Clint Eastwood), um detetive que utiliza métodos questionáveis, é o encarregado de encontrar o criminoso e assim o faz. Porém, após Scorpion ser solto por falta de provas, Harry decide perseguir o assassino de forma implacável, nem que para isso tenha que quebrar todas as regras morais e éticas do seu trabalho. Perseguidor Implacável é uma espécie de thriller de ação violento que coloca frente a frente dois assassinos brutais - só que um deles carrega um distintivo policial.
007 Contra Goldfinger (1964)
A principal interpretação de Sean Connery como James Bond aconteceu em 007 Contra Goldfinger. Na trama, Bond é encarregado de espionar um vilão maníaco: Goldfinger, um homem milionário que pretende roubar a maior reserva americana de ouro, situada no Forte Knox. Um filme vertiginoso que apesentou uma série de elementos que se tornaram símbolos da série 007: a cena pré-créditos, os cenários memoráveis, as notáveis sequências de ação, a 'Bond Girl' assassinada e um vilão memorável.