Coração acelerado, palma da mão suando, uma inquietação impossível de controlar - só quem é fã de suspense conhece o prazer de ficar apreensivo com um filme. Por isso selecionamos os top 15 filmes de suspense, daqueles que deixam qualquer um subindo pelas paredes.

Seja de crime, psicológico ou um thriller de ritmo mais acelerado, assistir um bom suspense é embarcar numa viagem sem saber o destino, aqui nós te mostramos o caminho.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

cineserie.com.br
O Silêncio dos Inocentes © MGM

Um marco do cinema de suspense, O Silêncio dos Inocentes tem a capacidade de gelar os ossos até do espectador mais destemido. Uma jovem Jodie Foster é Clarice Starling, uma inteligente estagiária do FBI encarregada de interrogar o terrível Dr. Hannibal Lecter (interpretado pelo brilhante Sir Anthony Hopkins), um serial killer com um gosto especial pelas suas vítimas. A ideia é que Lecter, também um psiquiatra, auxilie uma investigação para capturar outro assassino em série, Buffalo Bill. O espectador acompanha Clarice na sua descida até o inferno da mente doentia do serial killer canibal. Uma obra que rendeu a Hopkins o Oscar de melhor ator (a despeito dos seus parcos 16 minutos de tela) e onde cada sequência emana perversidade e causa uma inquietação gritante.

A Conversação (1974)

cineserie.com.br
A Conversação © Paramount Pictures

Uma das melhores obras de Francis Ford Coppola, A Conversação é um suspense instigante que mostra a tomada de consciência sobre o outro em um meio de neutralidade técnica. Gene Hackman vive Harry Caul, um especialista em vigilância eletrônica trágico e solitário, mas conhecido como o melhor da área. Seu mais novo trabalho: captar a conversa de um jovem casal em plena Union Square em São Francisco e entregar a fita da gravação para seu contratante, o misterioso “Diretor”. Mas Caul entra em paranoia ao temer que o casal seja morto e faz de tudo para entender o que está por trás dessa trama de assassinato - antes que seja tarde demais. Destaque para o excelente trabalho de som da obra, que traz ainda mais tensão para a trama. O filme foi indicado a 3 Oscars e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Garota Exemplar (2014)

cineserie.com.br
Garota Exemplar © 20th Century Fox

Amado pelo grande público, o thriller de David Fincher é uma adaptação do best-seller americano de Gillian Flynn, que assina o roteiro do suspense psicológico. Nick Dunne (Ben Affleck) chega em casa no dia do seu quinto aniversário de casamento para descobrir que sua esposa, a ‘Amazing’ Amy (Rosamund Pike), desapareceu. Uma investigação é levada a cabo e especulações são talhadas por uma mídia em frenesi, que começa a questionar a aura de perfeição do relacionamento de Nick e Amy. Será mesmo que o aparentemente inofensivo Nick seria capaz de matar sua esposa? A narrativa bem construída de Garota Exemplar conduz o espectador até o centro de um relacionamento patológico, perverso (e muitas vezes cômico pelo seu absurdo). Cheio de reviravoltas que subvertem as múltiplas narrativas que apresenta, o filme de Fincher é um suspense de prender o fôlego!

Os Pássaros (1963)

cineserie.com.br
Os Pássaros © Universal Pictures

Não poderia faltar uma obra de Alfred Hitchcock, o ‘Mestre do Suspense’, na lista dos melhores filmes do gênero. Os Pássaros é um clássico essencial da filmografia do diretor inglês, cheio de tensão, metáforas e, claro, pássaros assassinos. A grande Tippi Hedren vive Melanie Daniels, uma socialite de São Francisco que viaja até uma pequena cidade no norte da Califórnia para dar o troco em uma brincadeira. Em Bodega Bay, ela tenta encontrar o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor), por quem também se interessa romanticamente. Mas o que começa com um pequeno ataque de uma gaivota, logo escala para uma terrível investida em larga escala dos pássaros contra os humanos. O filme assombra até hoje pela natureza banal da trama que, de repente, sofre uma mudança sinistra - o que parece tão inofensivo e belo torna-se uma ameaça mortal.

Encurralado (1971)

cineserie.com.br
Encurralado © Universal Television

Um dos primeiros filmes de Steven Spielberg, pouco conhecido, mas que já engloba todo o seu talento, Encurralado não poderia faltar nesta seleção de grandes filmes de suspense. David Mann (Dennis Weaver) é um ordinário empresário que atravessa a desértica Califórnia rumo a uma reunião de negócios. Em um dado momento na estrada, ultrapassa um gigante caminhão de transporte de gasolina. Todavia, o motorista do velho caminhão enferrujado (cujo rosto nunca é revelado), entra em um surto psicótico e passa a perseguir David e seu Valiant vermelho com um único objetivo: exterminá-lo. O enredo simples ilumina ainda mais a maestria de Spielberg, que dá uma lição de storytelling (a apenas 24 anos de idade) ao criar um suspense de tirar o fôlego a cada plano.

Chinatown (1974)

cineserie.com.br
Chinatown © Paramount Pictures

O filme de Roman Polanski se cristalizou como um clássico ‘neo-noir’. Chinatown tem um roteiro incrivelmente bem amarrado (que ganhou o Oscar dentre as 11 indicações que o longa teve). Jack Nicholson é J. J. Gittes, um detetive particular que é contratado para investigar um possível adultério por parte de Hollis Mulwray (Darrell Zwerling), o engenheiro-chefe do Departamento de Água e Energia da cidade de Los Angeles. Em uma cidade cínica e repleta de segredos, J. J. Gittes se envolve em um intrincado jogo de interesses e paixões que implica ainda a esposa de Mulwray, seu pai, uma jovem misteriosa, muitas ambições políticas e uma ou mais mortes.

Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)

cineserie.com.br
Seven - Os Sete Crimes Capitais © New Line Cinema

Mais uma obra de David Fincher, Seven - Os Sete Crimes Capitais é um dos grandes suspenses de serial killer do cinema. Morgan Freeman interpreta o detetive William Somerset, um veterano do departamento de homicídios. Brad Pitt é David Mills, um detetive novato e impulsivo que se junta a Somerset para investigar um caso particularmente grotesco. A trama se desenrola em uma caçada a um assassino em série que escolhe suas vítimas de acordo com os sete pecados capitais. Um suspense tenso, gráfico e provocador com um roteiro elaborado que guia o espectador pela mente perturbada de um psicopata. A parceria de Pitt e Freeman é algo a se destacar - os personagens são levados ao limite quando se vêem muito entranhados no plano perverso do terrível John Doe (Kevin Spacey).

O Sexto Sentido (1999)

cineserie.com.br
O Sexto Sentido © Spyglass Entertainment

Poucos filmes contam com um plot twist tão impactante como O Sexto Sentido. O longa de M. Night Shyamalan ficou marcado como um dos maiores do diretor e um dos grandes filmes que prendem o espectador no sofá. Bruce Willis vive Malcolm Crowe, um psicólogo infantil que recebe em seu consultório Cole Sear (Haley Joel Osment), um jovem garoto que possui um poder, ou maldição, especial. Cole confessa que tem um sexto sentido aguçado, que lhe atormenta com aparições de espectros de pessoas já falecidas que pedem a sua ajuda. Inicialmente cético, com o tempo Malcolm percebe que o menino parece dizer a verdade e tenta curar seu paciente. Ao passo que Coel acaba ajudando-o a se reconciliar com sua mulher após um trauma. O filme constrói a tensão com maestria, sem recorrer a efeitos chocantes, mas com uma sutileza profunda que arrepia.

M, O Vampiro de Dusseldorf (1931)

cineserie.com.br
M, O Vampiro de Dusseldorf © Nero-Film AG

Reconhecido como um precursor dos filmes ‘de serial killer’, M, O Vampiro de Dusseldorf é um thriller que permanece atual quase cem anos após a sua realização. Do diretor que nos trouxe Metropolis, grande título do expressionismo alemão, em M, Fritz Lang inova tecnicamente e constrói um dos mais angustiantes filmes de suspense.

A trama se passa em Berlim dos anos 30, onde um obscuro assassino em série é procurado, há meses, por abduzir e matar crianças. Com uma polícia incapaz de encontrar e deter o culpado, a população enraivecida começa a buscar justiça, nem que seja com as próprias mãos. Até mesmo os criminosos da cidade se organizam para capturar o assassino - uma vez que a presença pesada da polícia começa a interferir nos negócios do crime organizado. Fritz Lang traz um fascinante Peter Lorre como o temido Hans Beckert, e aborda - além do terror por ele infligido - o horror de uma ‘caça às bruxas’ que culmina com um tribunal informal organizado por uma população sedenta por um culpado.

Taxi Driver - O Motorista de Táxi (1976)

cineserie.com.br
Taxi Driver - O Motorista de Táxi © Columbia Pictures

Um dos maiores filmes de Martin Scorsese, Taxi Driver - O Motorista de Táxi, é uma brilhante viagem pelo universo subterrâneo de Nova Iorque. Um magistral Robert De Niro é Travis Bickle, um veterano da guerra do Vietnã mentalmente instável e solitário. Sofrendo de insônia, Bickle trabalha como taxista durante a noite, além de fazer visitas ocasionais a um cinema pornô e refletir sobre o apodrecimento da sociedade. Para Bickle, a cidade se tornou um esgoto a céu aberto e cabe a ele, mensageiro da verdade, performar sua redenção. Cronicamente rejeitado por seus objetos de desejo, Bickle se arma ferozmente e se prepara para um grande dia. Um thriller arrepiante ao qual é impossível ficar indiferente.

Parasita (2019)

cineserie.com.br
Parasita © CJ Entertainment

O longa sul-coreano que ganhou o Oscar de melhor filme (o primeiro em língua estrangeira da história) é uma sátira social que oscila entre momentos cômicos e sombrios, sempre com uma tensão eletrizante. Parasita acompanha os planos de ascensão social da pobre família Kim, que sonha em se libertar da sua meia cave em Seoul. O filho mais velho, Ki-woo (Choi Woo-sik), agarra a oportunidade de se infiltrar em uma família rica, os Park, substituindo um amigo como tutor de inglês da filha do casal. Um a um os Kim penetram na residência luxuosa, sonhando em um dia tomar o lugar dos Park. Mas um encontro inesperado pode colocar tudo em risco. O diretor Bong Joon Ho foi mais que bem-sucedido ao criar um filme meticulosamente realizado com um compasso próprio que captura o espectador em um jogo social devastador.

Caché (2005)

cineserie.com.br
Caché © Les Films du Losange

De Michael Haneke, diretor austríaco mestre em abordar as sombras do ser humano, Caché é um longa que mergulha em questões raciais e coloniais da França atual de maneira surpreendente. Daniel Auteuil interpreta Georges Laurent, um crítico literário bem-sucedido com seu próprio programa de televisão. Habita uma casa em Paris com sua esposa, Anne (Juliette Binoche) e seu filho adolescente Pierrot (Lester Makedonsky). Tensão paira sobre a família quando um indivíduo misterioso começa a enviar fitas de vídeo que vigiam a casa e desenhos infantis amedrontadores. Por falta de ameaças concretas, a polícia não ajuda. Georges tenta descobrir sozinho quem está por trás dessa brincadeira de mau-gosto - até que seu conteúdo força-o a encarar culpas do seu passado. Haneke monta um jogo de gato e rato envolvente neste grande suspense.

Ilha do Medo (2010)

cineserie.com.br
Ilha do Medo © Paramount Pictures

Outra produção de Martin Scorsese, Ilha do Medo foi um sucesso comercial e caiu no gosto do público. O filme é primoroso ao apoiar-se na paranoia do protagonista para causar inquietação na audiência. O agente federal Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) leva a cabo uma investigação, ao lado de seu colega Chuck Aule (Mark Ruffalo), que procura resolver o desaparecimento de uma prisioneira em uma instituição federal para criminosos insanos. Mas a prisão isolada no mar parece guardar seus segredos. Em meio a procedimentos médicos duvidosos, uma tempestade que se aproxima, dores de cabeça insuportáveis e marcado por traumas de sua própria história, Daniels tem certeza de que há algum tipo de conspiração. Com uma trama labiríntica, o filme suga o espectador no mesmo delírio que acomete o personagem e se consagra como um intenso e misterioso thriller.

Anatomia de uma Queda (2023)

cineserie.com.br
Anatomia de uma Queda © Les Films Pélleas / Les Films de Pierre

Em Anatomia de uma Queda, as relações íntimas e familiares são colocadas à prova perante um júri. Sandra Voyter (Sandra Hüller) é suspeita de assassinar o seu marido após encontrar o seu corpo ensanguentado do lado de fora do seu chalé. Mas a investigação classifica a morte como suspeita e Sandra é forçada a se defender em um tribunal que destrincha sua relação com seu marido até os pormenores mais desagradáveis. A última esperança de Sandra é seu filho cego - única testemunha do que realmente se passou. Afinal, Samuel se jogou da janela ou foi empurrado? Um suspense psicológico que promete provocar o espectador sobre as profundas camadas dos relacionamentos humanos.

Janela Indiscreta (1954)

cineserie.com.br
Janela Indiscreta © Paramount Pictures

Alfred Hitchcock nos ensinou que cinema é voyeurismo e Janela Indiscreta atesta essa natureza do próprio meio. Confinado entre as quatro paredes de seu apartamento, o fotojornalista L. B. Jefferies (um brilhante James Stewart), aguarda o dia em que finalmente poderá tirar o gesso de sua perna quebrada. Além de receber as visitas de Stella (Thelma Ritter), a enfermeira atribuída pelo seu seguro, e de Lisa (Grace Kelly), consultora de moda e sua namorada, ‘Jeff’ passa os dias grudado em seus binóculos, observando os vizinhos de sua janela. Porém, um dia algo chama a sua atenção e, em meio à calma do cotidiano do bairro, ‘Jeff’ acredita que um dos moradores cometeu assassinato. Descredibilizado pelo seu amigo detetive, o jornalista precisa recorrer à ajuda de Stella e Lisa para resolver o suposto crime. Um suspense de rara qualidade, essencial para amantes do gênero!