Uma amizade improvável chegará em breve nos cinemas. A história real aconteceu em terras brasileiras: em 2011, o pescador João Pereira de Souza resgatou, na areia da praia de Provetá, em Ilha Grande (RJ), um pinguim desfalecido coberto com petróleo. Desde então, durante sete anos, Dindim, como foi apelidado o animal, voltou para passar meses na companhia do seu amigo humano. Meu Amigo Pinguim, protagonizado por Jean Reno, é o filme que conta essa história real e extraordinária.

Confira o trailer inédito abaixo.

Uma amizade extraordinária

Oito mil quilómetros não são suficientes para separar o pinguim Dindim e seu amigo e salvador, o pescador João. A história, que viralizou na época em que foi noticiada pela primeira vez, emocionou o mundo inteiro, tendo sido reportada em jornais nacionais e internacionais.

Os Pinguins-de-Magalhães são conhecidos por viverem na costa da Patagônia, mas conseguem sobreviver até 5 meses por ano em alto mar. Apesar de ser raro, são ocasionalmente avistados no litoral mais ao norte do continente como, por exemplo, na costa do Rio de Janeiro, como foi o caso com Dindim.

O animal foi vítima de um derramamento de petróleo e chegou à praia de Provetá em péssimo estado, mas foi encontrado por João em março de 2011. O homem levou o animal para a sua casa, o limpou e alimentou com sardinhas, cuidando do pinguim até que ele estivesse forte o bastante para ser libertado. Quando julgou que o pinguim estava recuperado, João o libertou no mar, mas na mesma tarde Dindim voltou para a sua casa e chamou pelo pescador.

cineserie.com.br
Meu Amigo Pinguim © Paris Filmes

Da primeira vez, foram onze meses passados lado a lado, até que Dindim mergulhou no mar em fevereiro de 2012, para retornar meses depois. Em junho de 2012, João ouviu Dindim chamá-lo do seu quintal. A amizade inesperada continuou com essa dinâmica durante sete anos. O pinguim costumava aparecer na praia de Provetá ao redor do mês de junho e permanecer na companhia de João até fevereiro. Assim foi até 2018, ano em que João viu Dindim pela última vez, que mergulhou nas águas do Atlântico e ainda não retornou.

O filme

Em 2018 foi então anunciada a adaptação dessa história real para o cinema. Meu Amigo Pinguim finalmente chegará à tela grande em setembro de 2024. O longa é uma co-produção brasileira e estadunidense, dirigida pelo cineasta e velejador David Schurmann, conhecido por títulos como Pequeno Segredo e por transitar entre ficção e documentário com um foco ambiental.

cineserie.com.br
Meu Amigo Pinguim © Paris Filmes

O ator francês Jean Reno (O Profissional e A Pantera Cor-de-Rosa) protagoniza o longa como João Pereira de Souza. O elenco conta ainda com Adriana Barraza, Rochi Hernández e Ellen Camp. "Inspirada na incrível história real do Pinguim Dindim, esta aventura encantadora é sobre um pequeno pinguim perdido que - após ser resgatado de um derramamento de óleo - transforma a vida e a alma do pescador de coração partido. O pinguim e o pescador tornam-se amigos improváveis, tão unidos que nem mesmo o vasto oceano consegue separá-los", conta a sinopse oficial.

Meu Amigo Pinguim tem previsão de estreia para o dia 5 de setembro de 2024, somente nos cinemas.

Confira o pôster oficial.

cineserie.com.br