Aquele que é considerado um dos 50 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), A Hora da Estrela volta à tela grande quatro décadas após o seu lançamento. Dirigido por Suzana Amaral, o longa adapta para o cinema o último romance de Clarice Lispector, e foi aclamado pela crítica e pelo público na época.
A Hora da Estrela foi triplamente premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 1986, com Marcélia Cartaxo (Pacarrete) levando o Urso de Prata de melhor atriz. O longa ainda competiu no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e foi premiado nas 6 categorias que concorreu, levando o Troféu Candango de melhor filme, direção, ator, atriz, fotografia e montagem.
Para a felicidade dos amantes de cinema, o longa-metragem reestreia hoje, dia 16 de maio, em uma ação exclusiva do projeto Sessão Vitrine Petrobrás.
A Hora da Estrela olha para a jornada da órfã nordestina Macabéa que, após a morte da sua tia, se muda para São Paulo, onde gosta de tomar Coca-Cola e passear no metrô aos domingos. A jovem consegue um trabalho como datilógrafa e aluga um quarto em um apartamento que divide com mais três mulheres. Em busca de felicidade e amor, ela se apaixona pelo metalúrgico Olímpico de Jesus (José Dumont), mas quando o relacionamento dá errado, ela volta suas esperanças para a cartomante Madame Carlota (Fernanda Montenegro), que prevê um futuro luminoso para Macabéa.
Onde assistir?
O filme será exibido em 22 cidades do país com ingressos a preços acessíveis (meia-entradas por até R$ 10,00). Veja a lista de cinemas que recebem A Hora da Estrela, na divulgação da Vitrine Filmes.
Uma jóia do cinema nacional, o longa-metragem ganhou uma restauração em 4K, o resultado pode ser conferido no trailer abaixo.