Chico Vive é o projeto da Estúdio Escarlate, produtora de São Paulo, que inclui a produção de uma cinebiografia sobre a vida de Chico Mendes, notório ambientalista brasileiro, além de um documentário e do desenvolvimento de um manual para a produção de cinema e TV de forma sustentável, divulgou a Variety.

A intenção é que, tanto o longa-metragem de ficção quanto o documentário, sejam as primeiras duas produções totalmente sustentáveis realizadas no Brasil. O documentário já tem data de estreia prevista, o plano é que ele seja exibido durante a COP30, a 30ª conferência das Nações Unidas pelo clima, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

A cinebiografia já escolheu o seu ator principal, que interpretará Chico Mendes: o premiado Jorge Paz, que recentemente esteve no longa-metragem O Sequestro do Vôo 375. A previsão é que as filmagens aconteçam em 2026, e que a estreia nacional e internacional fique para 2027. À frente das produções estão os diretores Sérgio Machado e Sérgio Carvalho.

O projeto

Joana Henning, a CEO da Escarlate Estúdios, comentou que o manual com foco na sustentabilidade das produções cinematográficas e de TV será desenvolvido tendo como base a experiência de filmagem do documentário e da cinebiografia, e a previsão é que seja publicado em 2027. Henning fará o anúncio oficial do projeto Chico Vive durante a Expocine. "Chico Mendes é o Mahatma Gandhi da Floresta Amazônica, um herói que passou os últimos anos da sua vida tentando chamar a atenção da população para a preservação da floresta", disse Henning.

O ator Bruno Gagliasso também participa do projeto, que acontece em parceria com a Pachamama Investimentos. “O manual conterá requisitos e orientações práticas para práticas sustentáveis ​​em produções de cinema e TV. Ele abordará eficiência energética, gestão de recursos hídricos e descarte de lixo, reciclagem, redução de emissões de carbono e diretrizes para contratação de moradores locais nas produções.”, afirmou Gagliasso.