Evil Does Not Exist (O Mal Não Existe em pt br) é a nova fábula ecológica de Ryûsuke Hamaguchi, o diretor japonês responsável pelo sucesso mundial Drive My Car, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2022. Criado a partir de composições de Eiko Ishibashi, o drama é uma meditação sobre as interferências descuidadas do homem na natureza.

A obra explora a desestabilização de uma comunidade japonesa, integrada ao meio natural em perfeito equilíbrio, com a chegada de uma empresa que deseja construir um glamping (leia-se 'acampamento com glamour') na região. O longa teve sua estreia no Festival de Cinema de Veneza, onde ganhou o Leão de Prata e o prêmio FIPRESCI.

Confira as imagens inéditas de Evil Does Not Exist no trailer oficial, abaixo.

Uma trama minimalista

Com um enredo simples, mas não menos profundo, Hamaguchi olha para o microcosmo de uma vila japonesa e segura um espelho na frente de toda a humanidade e ao que estamos fazendo com o planeta. "Takumi e sua filha, Hana, vivem na vila Mizubiki, perto de Tóquio. Como as gerações precedentes, eles levam uma vida modesta, de acordo com os ciclos e ordens da natureza. Um dia, os habitantes da vila tomam conhecimento de um plano para construir uma área de glamping perto da casa de Takumi, oferecendo aos residentes da cidade uma confortável escapadinha na natureza.", lê-se na sinopse oficial.

O equilíbrio harmonioso, cuidadosamente em compasso com os ciclos naturais, é quebrado pela chegada de forasteiros com sua proposta repleta de 'boas intenções'. "Quando dois representantes da empresa de Tóquio chegam para uma reunião na vila, fica claro que o projeto terá um impacto negativo no abastecimento local de água, o que causa inquietação. As intenções incompatíveis da empresa colocam em perigo tanto o balanço ecológico do planalto, como a sua forma de vida, com consequências que afetam profundamente a vida de Takumi."

cineserie.com.br
Evil Does Not Exist © Imovision

Evil Does Not Exist não pôde concorrer ao Oscar por conta de sua data de estreia no Japão, mas não seria a primeira indicação do diretor, que já concorreu à estatueta nas categorias de melhor direção e melhor roteiro adaptado por Drive My Car.

Imagem e música

O filme é particularmente tecido com maestria junto a uma trilha sonora que engrandece o encantamento e o horror da narrativa. Não é à toa. Evil Does Not Exist nasceu da colaboração de Hamaguchi com Eiko Ishibashi, que convidou o diretor a produzir imagens para acompanhar algumas de suas composições. "O projeto do filme começou quando ela me pediu para criar algumas imagens para a sua performance ao vivo, Gift, e eu concebi o filme como uma fonte de material original para as filmagens.", diz a declaração de Hamaguchi no Festival.

"Conforme eu me conectei mais e mais ao filme que nós estávamos criando, Eiko e seus amigos me ajudaram muito, durante a filmagem também. Esse modo muito livre de filmar me vitalizou bastante. Depois das filmagens, eu senti que capturei interações das pessoas na natureza e completei o trabalho como um filme único, com a linda música tema de Eiko Ishibashi. Eu espero que o público sinta a força da vida das figuras que se movem na natureza e na música.", continua o diretor.

cineserie.com.br
Evil Does Not Exist © Imovision

Lançamento e pôster

Evil Does Not Exist é distribuído pela Imovision, no Brasil. O longa tem previsão de estreia para o dia 11 de julho de 2024.

Veja o novo pôster (lindíssimo!) do filme.

cineserie.com.br