Está confirmada a presença de Jeff Bridges, o hacker Kevin Flynn que se vê abduzido pelo universo digital no filme original de 1982, em Tron: Ares, o título que continua a franquia. O ator contou a novidade ao podcast Film Comment, além de fazer questão de deixar clara sua posição negativa sobre o uso de CGI para o seu rejuvenescimento em Tron: O Legado.
"Esse sábado eu vou interpretar um papel no terceiro filme da história de Tron", revelou o ator. "Jared Leto é o protagonista desse terceiro. Eu estou realmente ansioso para trabalhar com ele. Eu admiro o trabalho dele". Segundo a Variety, que entrou em contato com a representante de Bridges após o lançamento do episódio do podcast, o ator já havia gravado há algum tempo e já concluiu o seu trabalho em Tron: Ares.
A franquia Tron
Inaugurada em 1982, com o lançamento do revolucionário Tron - Uma Odisseia Eletrônica, que foi uma das produções a dar os primeiros passos na utilização de imagens geradas por computador (CGI) no cinema, a franquia se passa em um universo artificial dentro de um software maligno. No primeiro filme, Jeff Bridges é Kevin Flynn, um engenheiro informático dono de um espaço de videogames que tenta reunir provas de que suas ideias foram roubadas pelo poderoso executivo da empresa de softwares ENCOM, Ed Dillinger. Mas Flynn acaba sendo transportado para dentro do computador da empresa e é forçado a participar em lutas de gladiadores digitais.
Quase 30 anos depois, Tron: O Legado chegou aos cinemas, continuando a franquia da Walt Disney Pictures com a história do filho de Kevin, Sam Flynn (Garrett Hedlund). No longa, o jovem saí à procura de seu pai e adentra o universo digital criado por Kevin e no qual ele está preso há 20 anos. Pai e filho embarcam em uma jornada no cyber universo que se tornou mais avançado e tecnológico ao longo do tempo, contando com uma aliada, Quora (Olivia Wilde), enquanto tentam impedir que o programa maligno CLU invada o universo real.
A franquia Tron ainda possui histórias paralelas com uma série, um curta-metragem, e um videogame. Ganhará seu terceiro capítulo oficial com Tron: Ares, para o qual Jeff Bridges voltará, e que é protagonizado por Jared Leto (Clube de Compras Dallas), que interpreta o programa de computador Ares, que faz uma viagem do mundo digital ao mundo humano.
O controverso uso de CGI
"Eu não gostei da maneira como ficou minha aparência," confessou Bridges sobre o uso da tecnologia para 'rejuvenescer' seu rosto para o personagem de CLU, um duplo de Kevin Flynn, no segundo filme da franquia. "Eu senti que eu me parecia mais com o Bill Maher do que comigo mesmo. Foi um tanto bizarro."
O ator comentou ainda que ouviu rumores de que teriam "ainda menos coisas de IA" em Tron: Ares, e que a produção optou por utilizar mais sets "práticos", que não dependam de efeitos gerados por computador, no novo projeto. "Há cenários lindos que eu vi.", Bridges disse. "Então, veremos". O filme tem previsão de lançamento para 2025.