Com estreia mundial no Festival de Cannes de 2023, o mais recente filme da proeminente diretora italiana, Alice Rohrwacher é uma arqueologia identitária que busca desenterrar a ponte entre o presente, os vestígios do passado e o universo mítico. La Chimera conta com a atriz brasileira Carol Duarte (A Vida Invisível e A Força do Querer) no elenco principal, que contracena com o inglês Josh O'Connor (o jovem Príncipe Charles de The Crown).
Imagens inéditas do longa foram desveladas em um novo trailer que encanta pela sua narrativa original e carrega o característico realismo mágico da filmografia de Rohrwacher. Em La Chimera, a cineasta explora um território da sua própria infância, com uma história situada nos anos 1980, em uma região da Itália que viu uma forte presença dos etruscos no passado.
Rohrwacher costumava ouvir inúmeras histórias da população local sobre os maravilhosos achados arqueológicos feitos pelos tombaroli, ladrões escavadores que cavavam túmulos da antiguidade para recolher cerâmicas, joias e fragmentos de estátuas antigas em busca de riqueza.
Lê-se na sinopse oficial: "Todos têm a sua própria quimera, algo que tentam alcançar mas nunca conseguem encontrar. Para o bando de tombaroli, ladrões de artefatos de tumbas antigas e maravilhas arqueológicas, a quimera significa redenção do trabalho e o sonho de fortuna fácil. Já para Arthur, a quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, Arthur desafia o invisível, procura em todos os lugares, adentra a terra - em busca pela porta do além da qual os mitos falam. Em uma jornada de aventura entre os vivos e os mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solitudes, os destinos entrelaçados destes personagens se desenrola, todos à procura da quimera."
Elenco
Em entrevista ao THR, o ator Josh O'Connor contou como conheceu Alice Rohrwacher e conseguiu o papel de protagonista em La Chimera. Mais conhecido por interpretar o jovem Príncipe Charles na série britânica de sucesso, The Crown, O'Connor escreveu uma carta para a diretora após assistir Happy as Lazzaro (ganhador de melhor roteiro em Cannes) e seus outros longas, As Maravilhas (que ganhou o Prêmio do Júri no Festival) e Corpo Celeste.
"Nós nos falamos por Zoom. Eu estava na Cidade do México. Nós tivemos uma conversa incrível, e eu a adorei. E ela disse, 'Eu não tenho um filme para você. Mas talvez, no futuro, eu tenha.' E então, dois meses depois, ela disse, 'Ok, eu estava fazendo esse filme com um ator mais velho, mas agora eu vou reescrevê-lo para você poder fazê-lo.' Foi incrível."
Carol Duarte, por sua vez, é conhecida pelo público brasileiro por seu papel na novela A Força do Querer, na qual interpretou Ivan, um homem trans. Ela ainda participou da série Segunda Chamada, como Solange Resende, e protagoniza, ao lado de Julia Stockler, o longa premiado do brasileiro Karim Aïnouz, A Vida Invisível.
O coletivo e o individual em La Chimera
Ao passo que o longa bebe muito da experiência individual de Alice Rohrwacher, que criou o roteiro durante o isolamento da pandemia, há também uma dimensão de coletividade. Em entrevista ao Festival de Cannes, a diretora comentou como foi impactante descobrir-se parte de uma história coletiva maior com a "consciência de que estes vestígios eram símbolos de vidas passadas e que alimentaram a minha infância e moldaram a minha perspectiva."
Rohrwacher ainda comentou sobre a importância de trazer esse aspecto coletivo em sua obra: "Era importante para mim mostrar um tempo onde a ênfase estava no poder do individualismo, então eu foquei nas coisas que envelhecem, mas também nos impulsos de uma geração que sente de forma diferente e que está tentando romper com o passado. Eu imaginei em que momento uma peça para de ser sagrada para uma geração, tornando-se, ao invés disso, um simples vestígio do passado."
Trailer e lançamento
La Chimera teve sua estreia no Brasil em sessões da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ainda não existe previsão de lançamento comercial, mas a data deve ser revelada em breve.
Assista ao trailer oficial a seguir.