Após a première de Madame Teia em Los Angeles na segunda-feira (12), a pergunta que não quer calar é: será o longa estrelado por Dakota Johnson mais um flop? Tanto o público ávido por filmes de super-heróis, quanto a crítica, têm feito comentários nada elogiosos à produção sobre Cassandra Webb, protagonista da história que integra o Universo Marvel da Sony Pictures.

O spinoff dos filmes do Homem-Aranha gira em torno da uma super-heroína misteriosa com poderes de clarividência: Madame Teia (Webb). A protagonista, vivida pela talentosa Dakota Johnson (A Filha Perdida), é uma paramédica em Nova York que começa a ter visões após um acidente durante o trabalho.

A história pregressa da personagem revela que ela nasceu em plena floresta amazônica, quando sua mãe grávida foi encontrada morta enquanto pesquisava aranhas com seu colega, Ezekiel Sims (Tahar Rahim), que estava em busca de uma aranha cujo veneno carrega a capacidade de conferir superpoderes. Webb tem a sorte de ser salva por um membro de uma tribo indígena.

cineserie.com.br
Madame Teia © Sony Pictures Entertainment

No longa, a heroína - que ainda desconhece seus poderes - tenta compreender suas habilidades clarividentes que revelam que um homem (Bingo! O tal Ezekiel), quer matar três mulheres misteriosas que cruzam o seu caminho. Empenhada em salvá-las, Webb acaba aprendendo a dominar seus poderes e descobre que as jovens também têm um futuro 'superpoderoso'.

Crítica

Como compilado pelo THR, a crítica tem traçado duros comentários à produção.

No The Daily Beast: "(...) cheio de diálogos ruins mal proferidos por homens e mulheres talentosos presos a um material ruim e uma direção igualmente péssima...O universo do Homem-Aranha da Sony está agora totalmente sem vida - e não há necessidade de ressuscitá-lo."

Rolling Stone: "Madame Teia não é tão ruim quanto sua campanha promocional mal feita pode sugerir. É, na verdade, muito pior. Um genuíno desastre a nível Chernobyl que parece ficar exponencialmente mais radioativo conforme avança, esse desvio para um dos cantos mais empoeirados da fazenda de conteúdos da Marvel é um beco sem saída do início ao fim."

IndieWire: "Da sua falta de riscos à ausência de estilo, do CGI ridículo ao desconforto palpável com ritmos e motivos do gênero, Madame Teia é um filme de super-herói que parece ter sido feito por e para pessoas que nunca assistiram a um filme moderno de super-herói..."

Collider: "Madame Teia não oferece nenhuma das risadas ou emoções que o público geral busca em filmes de super-herói. Assim como Morbius há dois anos, é uma imitação pálida de filmes de quadrinhos do passado."

Opinião do público

Parece que nem mesmo a audiência admiradora dos filmes de super-heróis consegue tecer comentários elogiosos.

"Madame Teia é uma bagunça vergonhosa. Estrelas talentosas desperdiçadas no, provavelmente, pior filme de quadrinhos que eu já vi. Repleto de diálogos atrozes, uma montagem estranha e uma estrutura risível no geral. Eu permaneci sentado, cena a cena, perplexo que alguém tenha aprovado isso. Os memes irão redimir o filme."

"Madame Teia é mais uma adição decepcionante ao Universo Sony. Dakota Johnson se destaca, mas infelizmente esse não é o caso do resto do elenco. Não é tão ruim quanto eu pensava que seria, mas tristemente está longe do que poderia ter sido um filme decente. 2/5"

Estreia

Madame Teia é a aposta da Sony para continuar explorando o rentável universo do Homem-Aranha. O estúdio é também responsável por trazer ao público filmes sobre Venom (com Tom Hardy) e Morbius (vivido por Jared Leto). Em 2024 antecipa-se também a estreia de Venom 3, e do novo Kraven, O Caçador, com Aaron Taylor-Johnson.

Madame Teia estreia hoje, dia 14 de fevereiro de 2024, nas salas de cinema de todo o Brasil.