Cillian Murphy e Margot Robbie juntaram-se para uma mútua entrevista histórica, onde os protagonistas de Oppenheimer e Barbie dialogaram sobre o duo que transbordou as salas de cinema e ocasionou um fenômeno único de exibição cinematográfica. A fusão de 'Barbenheimer' se concretizou em uma entrevista da série Actors on Actors, da Variety, disponível em vídeo e, em parte, transcrita.

Barbenheimer

Margot Robbie se envolveu em Barbie muito antes do roteiro existir, produzindo o longa com a sua LuckyChap Entertainment. Para ela, tudo dependia da resposta de Greta Gerwig, que ela havia escolhido para escrever o longa desde o início do projeto. "Eu tinha 90% de certeza que seria algo grande e um hit gigante, e 10% de mim pensava 'Isso pode dar muito errado.' A questão era sobre Greta Gerwig. Era tipo 'Se não fosse com a Greta, então sim, poderia ter sido um desastre absoluto."

Oppenheimer foi o sexto projeto de Cillian Murphy com Christopher Nolan, consagrando uma parceria que já dura quase vinte anos. Pela primeira vez, Murphy estrela em uma produção de Nolan como protagonista, e o ator garante que ninguém da equipe tinha noção da magnitude que o lançamento do filme alcançaria. "Eu acho que nenhum de nós sabia. Christopher Nolan sempre esteve determinado a lançar no verão como um filme que gerasse bastante retorno. Esse sempre foi o seu plano. E ele tem uma superstição em torno dessa data, dia 21 (de julho)."

A livre escolha da audiência

A escolha da tal data como lançamento de ambas as produções foi, inclusive, o que causou o maior fenômeno de bilheteria dos últimos tempos. Para Murphy e Robbie, o sucesso das obras originais atesta que o papo de que 'o algorítmo sabe o que a audiência quer assistir' é totalmente furado. "As pessoas não gostam que digam a elas o que devem fazer." disse Murphy. "O público não gosta que digam: você deve assistir isso, ou aquilo. As pessoas vão decidir e elas mesmas vão gerar o interesse." Robbie concordou, "Eu acho que elas também estavam muito empolgadas por causa dos diretores. As pessoas estavam se coçando para o próximo filme do Chris Nolan e para o filme seguinte da Greta Gerwig. Recebê-los ao mesmo tempo foi empolgante."

cineserie.com.br
Cillian Murphy e Margot Robbie / Actors on Actors © Variety

Criando os personagens

Com dois protagonistas de peso para interpretarem, Murphy e Robbie falam sobre os desafios e particularidades do preparo para os papéis. No caso da boneca Barbie, Robbie se viu em um grande dilema, visto que as técnicas que usa para viver personagens humanos, não tiveram efeito. "Todas as ferramentas que eu normalmente uso não se aplicavam a essa personagem." Ela conta que recorreu à Greta: "Me ajuda. Eu não sei por onde começar com essa personagem. E ela disse 'Ok, do que você tem medo?' e eu respondi 'Eu não quero que ela pareça burra ou avoada, mas ela também supostamente não sabe nada. Ela deve ser totalmente ingênua e ignorante."

A atriz eventualmente conseguiu compreender a boneca: "Greta encontrou um episódio de This American Life, com uma mulher que não consegue introspectar, que não tem a voz dentro da cabeça constantemente narrando a vida como todos nós temos. Essa mulher é Ph.D. e muito inteligente, mas não tem esse monólogo interno." O achado fez Robbie encontrar o caminho para Barbie.

J. Robert Oppenheimer não foi um desafio menor. Murphy diz como mergulha no personagem: "Eu ando pelo meu porão falando comigo mesmo." Houve também todo um trabalho de corpo para viver o cientista: "Fisicamente, havia muitas fotos dele, e ele sempre ficava em pé com a mão no quadril. Ele era um homem muito franzino, mas ele sempre parava de uma maneira meio alegre. Então eu captei isso bem cedo, essa questão física. E Chris Nolan me enviava fotos do David Bowie, na época do Thin White Duke, com aquelas calças super volumosas."

cineserie.com.br
Oppenheimer © Universal Pictures / Barbie © Warner Bros.

Peaky Blinders e memes

Durante a conversa, Margot Robbie não esconde o seu entusiasmo e revela ser uma ávida fã de Peaky Blinders, série britânica que Cillian Murphy protagonizou durante uma década na pele de Thomas Shelby. Robbie pergunta: "Haverá um filme spin-off?", "Olha, eu estou aberto à ideia. Eu sempre achei que se houver mais história para contar...", a resposta de Murphy dá esperança à atriz: "Por favor, façam. Por favor! Obviamente, agora eu revelei que sou uma grande fã sua, não só de Peaky Blinders."

E sim, os memes não ficaram de fora da conversa. "Porque eu sou sua fã, eu já assisti a muitas coisas suas no Youtube, e está na internet que você não conhece memes e coisas desse gênero. Primeiro, isso é verdade? E segundo, se é verdade, você sabia do fenômeno Barbenheimer, ou você estava tranquilamente inconsciente, porque você usa um celular de discar ou algo assim?" Murphy deixa o boato no passado: "Eu tenho dois filhos adolescentes. Eu sei o que é um meme. Agora eu sei que existem memes sobre mim não sabendo o que é um meme." Margot brinca: "É um ótimo meme. É como um 'Inception' de memes. Um meme dentro de um meme."