Ao longo de sua carreira, Jim Carrey provou ser um ator tão dramático quanto cômico, e marcou muitos filmes pelo seu talento único e performances tão criativas quanto energéticas. Para os apreciadores do ator, selecionamos os 10 melhores filmes de Jim Carrey, um dos grandes comediantes do cinema contemporâneo, que prometem agradar a todos os gostos!

10) O Máskara (1994)

cineserie.com.br
O Máskara © New Line Cinema

É um daqueles clássicos da Sessão da Tarde, onde Jim Carrey interpreta Stanley Ipkiss, um funcionário de banco tímido que evita qualquer tipo de confronto e não consegue se impor. O seu destino muda quando ele encontra uma máscara misteriosa que figura o rosto de Loki, o deus nórdico da travessura. Ao vestir a máscara, Stanley encarna o seu alter ego, ganhando confiança e poderes extraordinários para combater o crime. Em O Máskara, Jim Carrey se torna uma espécie de super-herói de desenho animado com seu icônico rosto verde e, claro, ganha um par romântico ao se apaixonar pela cantora Tina Carlyle (Cameron Diaz). As expressões faciais de Jim Carrey (com e sem animação) são o ponto alto do filme.

09) O Mundo de Andy (1999)

cineserie.com.br
O Mundo de Andy © Universal Pictures

A obra do diretor tcheco Miloš Forman explora a vida e o legado do famoso comediante Andy Kaufman. Jim Carrey foi o escolhido para interpretar - ou melhor, incorporar - Kaufman, pois a experiência do ator se mostrou um tanto transcendental e misteriosa. O Mundo de Andy é uma cinebiografia que aborda desde a infância do comediante, até a construção de sua controversa carreira, contando com suas aparições no Saturday Night Live e Late Night with David Letterman e, claro, o seu seriado de comédia Táxi. Apesar do filme ter falhado comercialmente, a performance de Carrey rendeu um Globo de Ouro ao ator.

08) Todo Poderoso (2003)

cineserie.com.br
Todo Poderoso © Universal Pictures

Jim Carrey, Morgan Freeman e Jennifer Aniston - poucas comédias podem reivindicar um elenco tão forte, e Todo Poderoso é daquelas que marcam uma geração. No filme, Carrey é Bruce Nolan, um repórter televisivo que se sente injustiçado pela vida, reclamando de cada aspecto do seu dia que acreditava dever ser melhor. E é após queixar-se com Deus (o próprio!), interpretado por Morgan Freeman, que ele herda seus poderes para encaixar a sua vida no seu ideal de perfeição. Mas ele logo percebe que o poder e a responsabilidade estão vinculados - espera-se apenas que não seja tarde demais para recuperar aquilo que realmente importa.

07) Desventuras em Série (2004)

cineserie.com.br
Desventuras em Série © Paramount Pictures

O filme é uma adaptação dos três primeiros livros da série literária de mesmo nome e Jim Carrey está em um dos poucos papéis de vilão da sua carreira como o excêntrico Conde Olaf. Em Desventuras em Série, as crianças Baudelaire logo no início se tornam os órfãos Baudelaire. Após um incêndio de circunstâncias suspeitas na mansão da família, elas passam a viver com um tio estranho e cruel, o tal Conde. Contudo, o parente distante não tem nenhum interesse nas crianças, além de lhes roubar a herança. O papel de Conde Olaf pede que Jim Carrey entregue uma performance camaleônica, que ele exibe com prazer e um talento divertido.

06) O Golpista do Ano (2009)

cineserie.com.br
O Golpista do Ano © EuropaCorp

Jim Carrey estrela O Golpista do Ano, uma comédia romântica gay, ao lado de Ewan McGregor, em um filme divertido e ousado que apresenta os caminhos conturbados de um homem que finalmente se assume homossexual para a sua esposa. Livre para viver a vida como bem entende, Steven (Carrey) deixa a vida de policial para trás, para se tornar um grande vigarista com esquemas que bancam o seu modo de vida extravagante. E é na prisão que ele conhece Phillip Morris (McGregor), um homem sensível que desperta em Steven o sonho de construir uma vida ao seu lado em liberdade.

05) Horton e o Mundo dos Quem (2008)

cineserie.com.br
Horton e o Mundo dos Quem © Twentieth Century Fox

Nos top 5 melhores filmes de Jim Carrey, Horton e o Mundo dos Quem atesta a versatilidade do ator, que entrega uma performance inventiva ao dar a voz ao elefante Horton. A história é tirada diretamente do universo mágico do Dr. Seuss, e conta a aventura fantástica do simpático elefante Horton, que descobre uma comunidade microscópica - os Quem - que habitam em uma partícula de poeira. Horton vai contra todos os seus vizinhos, que não acreditam na população invisível, e faz de tudo para manter os habitantes da Quemlândia a salvo. Destaque para Steve Carell que dá voz ao prefeito da cidade minúscula.

04) Jim e Andy (2017)

cineserie.com.br
Jim e Andy © Netflix

O documentário é uma revelação dos bastidores da produção O Mundo de Andy (1999), na qual Jim Carrey viveu o comediante Andy Kaufman em sua cinebiografia. Jim e Andy traz novas e surpreendentes camadas para o processo vivido pelo ator e explora as particularidades do seu método - que foi quase que uma incorporação que ressuscitou Kaufman diante dos olhos de toda a equipe do filme. O documentário foi elogiado pela crítica e esteve nas seleções dos festivais de Veneza e Toronto.

03) O Mentiroso (1997)

cineserie.com.br
O Mentiroso © Universal Pictures

A atuação de Jim Carrey torna hilária essa clássica comédia que, sem ele, não teria alcançado o sucesso de público que obteve na época. Em O Mentiroso, Fletcher Reed (Carrey) é um advogado bem sucedido que construiu a sua carreira em cima das mentiras que conta diariamente (dentro e fora do tribunal). Mas Fletcher desaponta o seu filho Max (Justin Cooper) além da conta e, ao perder o seu aniversário de cinco anos, Max deseja que o seu pai não consiga mentir por um dia inteiro. A vida de Fletcher vira do avesso em apenas 24 horas, nas quais o irreprimível impulso de falar a verdade coloca em risco tudo o que ele construiu. Daqueles trabalhos que coroam a sua expressividade e habilidade física para o humor e que colocam o título na lista de melhores filmes de Jim Carrey.

02) Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

cineserie.com.br
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças © Focus Features

É no imaginativo filme de Michel Gondry que Jim Carrey prova o seu talento dramático, contando, ao lado de uma brilhante Kate Winslet, uma história de amor pela qual é impossível não se apaixonar. O roteiro de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças conta com a assinatura de Charlie Kaufman. O longa é um mergulho profundo em uma relação amorosa, através das memórias que permanecem no labirinto da mente. Joel Barish (Carrey) fica espantado ao descobrir que sua ex-namorada, Clementine Kruczynski (Kate Winslet), apagou suas memórias do relacionamento após o término. Joel decide então, passar pelo mesmo experimento médico duvidoso para suprimir todas as lembranças com Clementine e acabar com a dor de um coração partido. Porém, no meio do processo, ele percebe que ainda nutre sentimentos por ela e luta para suspender o procedimento irreversível.

01) O Show de Truman (1998)

cineserie.com.br
O Show de Truman © Paramount Pictures

Com certeza um dos melhores filmes da carreira de Jim Carrey, O Show de Truman é uma sátira da sociedade do espetáculo construída com elegância. O ator interpreta Truman Burbank, um homem normal, que leva uma vida comum, em uma cidade banal - tirando o fato de se localizar dentro de um gigantesco estúdio de televisão que transmite todos os dias da sua vida em um reality show de alcance mundial. Quando pequenos detalhes do seu cotidiano saem do compasso perfeito de sempre, Truman desconfia que há algo errado. Qual será a sua reação quando descobrir as centenas de câmeras escondidas que documentam a grande farsa que é sua vida?