João Grilo e Chicó continuam os mesmos após 25 anos do sucesso de O Auto da Compadecida. Guel Arraes junta-se à Flávia Lacerda para voltar a dar vida aos personagens de Matheus Nachtergaele e Selton Mello em O Auto da Compadecida 2, que evoca ainda mais os ares teatrais que envolvem a adaptação do universo da peça de Ariano Suassuna.
Veja o trailer oficial divulgado a seguir.
O Auto da Compadecida 2
Ainda sem uma sinopse oficial anunciada, a continuação promete honrar a obra de Suassuna e foi, inclusive, aprovada pela família do escritor. O diretor, que também participou da escrita do longa-metragem, explicou a abordagem para a sequência, como divulgado pela CNN. “Só uma cópia iria ficar uma coisa insossa, e nós não iríamos ser fiéis. A nossa tentativa foi de nos superar para fazer uma continuação original que valesse a pena, que tentasse se equiparar ao original, mas, em cima de ombros de gigantes, que é o Ariano Suassuna”, disse Arraes.
O que se sabe é que, depois de mais de 20 anos, João Grilo volta à cidade de Taperoá (que o acreditava morto), e percebe que foi alçado a ícone da região. Com a sua "ressurreição", Grilo convida Chicó (que nunca deixou a cidade do sertão) para "aventurar" com ele. E Grilo não pensará duas vezes em tirar proveito da fama que ele alcançou para refazer a vida - nem que ele tenha que se meter na política durante as eleições para prefeito da cidade.
O Auto da Compadecida foi responsável por levar mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas de todo o Brasil. A continuação é escrita por Guel Arraes, Adriana e João Falcão e Jorge Furtado, o filme é produzido pela Conspiração, Guel Produções e H2O Films, que também assina a distribuição.
Os personagens que voltam
Como é revelado no trailer, Virginia Cavendish está de volta como Rosinha, e tem ainda muito a viver com Chicó, que parece enrascado entre duas mulheres: Rosinha e Clarabela, vivida na trama por Fabiula Nascimento. Outro rosto conhecido é o do cangaceiro Joaquim Brejeiro, interpretado pelo ator Enrique Diaz, que volta ao elenco de O Auto da Compadecida 2.
A personagem de Nossa Senhora também é retomada na sequência, mas desta vez não é interpretada por Fernanda Montenegro, e sim por Taís Araújo. “Eu conversei com a dona Fernanda. A gente conversou sobre a Nossa Senhora e sobre a importância dela ter muitas representações. Ela é a nossa grande dama do cinema brasileiro. Não daria para substitui-la. Então, estamos fazendo uma outra Nossa Senhora”, contou a atriz.
O elenco da sequência ainda inclui: Eduardo Sterblitch (como o político Arlindo), Humberto Martins (como o Coronel Ernani), Luis Miranda (como Antônio do Amor), Juliano Cazarré (como Omar) e Luellem de Castro (como Iracema).
O Auto da Compadecida 2 tem estreia marcada para o dia 25 de dezembro de 2024, somente nos cinemas.