São verdadeiras lições de vida os títulos apresentados abaixo. É impossível não se emocionar com estes 10 filmes com histórias a partir do diagnóstico de câncer. Uma das doenças mais letais no mundo pode ter seus sintomas psicológicos amenizados com histórias de quem já passou por isso. Dessa forma, listamos algumas produções cinematográficas sobre este tema. Ao final ainda há um bônus.
Para entender mais sobre a doença e os tratamentos na rede pública brasileira, acesse o site do INCA-Instituto Nacional do Câncer.
Ma Ma (2015)
Magda (Penélope Cruz) recebe o diagnóstico de câncer de mama. O difícil diagnóstico é enfrentado com momentos de revolta, medo e angústias. Além de ter um filho de 10 anos e ter sido deixada pelo marido, ela descobre estar grávida em meio à luta contra a doença. O longa mostra o dia a dia de Magda, suas batalhas, romances e o tratamento.
Já Estou Com Saudades (2015)
Milly (Toni Colette) e Jess (Drew Barrymore) são amigas de infância. Uma amizade tão forte ao ponto de enfrentarem juntas uma difícil jornada. Milly é uma profissional bem sucedida e se vê numa caminhada que exigirá força quando é diagnosticada com câncer. É nesta hora que a amiga Jess se mostra como um pilar. É nela que se amparam o apoio e o suporte que a amiga precisa durante a doença.
A Culpa é das Estrelas (2014)
Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort) são dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver amorosamente, mas acaba cedendo ao se apaixonar por Augustus. Juntos, eles viajam para Amsterdã, onde embarcam em uma jornada inesquecível.
Why I Wore Lipstick to My Mastectomy (2006)
Geralyn (Sarah Chalke) é uma jovem jornalista que recebe duas notícias sobre seu futuro. Ela consegue o emprego que sempre sonhou enquanto recebe um diagnóstico difícil. Um tumor maligno é detectado em uma de suas mamas. Geralyn, inicialmente, entra em estado de choque. Porém, ela reverte a situação e decide enfrentar a doença com bom humor. Para isso, sempre de batom vermelho.
Graça e Coragem (2021)
Treya (Mena Suvari) e Ken (Stuart Townsend) se casam nos anos 1980. O sonho do casamento é plenamente realizado, porém a felicidade dos dois sofre um duro golpe. Em plena lua de mel, o casal se vê abalado com a descoberta de uma doença. O diagnóstico de um câncer coloca uma sombra de dúvidas sobre ambos. Juntos, eles lutam para dar sentido a esse desafio. A persistência e a força são descobertas no verdadeiro significado de amor eterno.
Antes de Partir (2007)
O empresário bilionário Edward Cole (Jack Nicholson) e o mecânico Carter Chambers (Morgan Freeman) vivem em mundos opostos. Seus caminhos se cruzam quando eles dividem um quarto de hospital e descobrem ter, pelo menos, duas coisas em comum. A primeira é o desejo de passar o tempo de vida que lhes resta fazendo tudo o que sempre quiseram fazer. A segunda é a necessidade de aceitarem quem são. Juntos, eles partem na viagem de suas vidas, tornando-se amigos ao longo do caminho e aprendendo a aproveitar a vida ao máximo, com inspiração e bom humor. E assim eles vão cumprindo cada item de suas listas de desejos.
Laços de Ternura (1983)
Enquanto a viúva Aurora (Shirley MacLaine) dribla seus admiradores, a filha Emma enfrenta o lado duro da vida de casada. As duas possuem uma relação difícil entre mãe e filha. Mas uma surpresa a aguarda depois de uma consulta médica de rotina. Depois de um diagnóstico de câncer, as duas se reaproximam e passam a enfrentar juntas a doença.
Esta produção levou o Oscar de Melhor Filme, em 1984. Também rendeu as estatuetas de Melhor Atriz (Shirley MacLaine), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Nicholson) e Melhor Roteiro Adaptado.
Unidas Pela Vida (2013)
Desde criança Annie Parker (Samantha Morton) é assombrada pelo câncer. A doença provocou a morte de sua mãe e sua irmã. Quando recebe o mesmo diagnóstico, ela perde completamente o controle e sua vida se torna um caos. Porém, Annie está decidida a não desistir e não deixa de lutar pela cura em nenhum instante. Neste caminho, ela encontra em Mary-Claire King (Helen Hunt) uma grande aliada. Uma ajuda importante, já que King é uma pesquisadora que tenta provar que o câncer pode ser genético.
Nosso Amor (2019)
Joan (Lesley Manville) e Tom (Liam Neeson) são um casal que divide a vida há muitos anos. Juntos, eles precisam lidar com uma grave doença. A necessidade os une ainda mais para enfrentarem os desafios trazidos pela descoberta de um câncer de mama na esposa. Enquanto vivem o medo da perda, eles usam o humor e a parceria para manter a esperança.
Uma Chance Para Viver (2008)
Dennis Slamon (Harry Connick Jr.) trabalha com uma droga chamada Herceptin. Trata-se de um possível tratamento revolucionário para a cura do câncer de mama. Ele arrecada fundos para sua pesquisa e recruta voluntários para testes clínicos, trazendo esperança a milhares de pacientes.
*BÔNUS
Lado a Lado (1998)
Aos 12 e 7 anos, Anna (Jena Malone) e Ben (Liam Aiken), respectivamente, não aceitam a nova namorado do seu pai, Luke (Ed Harris). Se trata de Isabel Kelly (Julia Roberts), uma bela e renomada fotógrafa. O garoto ainda tolera a situação, mas a menina não se conforma com a separação. Nisso, o motivo principal é o de seu pai e a namorada viverem juntos, o que diminui as chances de reconciliação com sua mãe Jackie (Susan Sarandon). No entanto, a notícia inesperada do diagnóstico de um câncer muda completamente a relação entre todos.
Este filme trata sobre perdão, reconciliação e as oportunidades de renovação a partir de um diagnóstico de câncer na família. Veja o trailer aqui.