Oppenheimer, o drama atômico de Christopher Nolan, alcançou um sucesso estrondoso nas salas de cinema, que ficaram mais do que lotadas com o lançamento conjunto de Barbie, no fenômeno que ficou conhecido por 'Barbenheimer' - muito significativo para a valorização da experiência coletiva em meio à uma crise pós-pandêmica dos cinemas. Agora, se você perdeu a oportunidade de assistir esse filme, que é a maior obra de Nolan até a data, na tela grande, ou se quer rever esse 'já-clássico', não tema! Oppenheimer acaba de ficar disponível online e é possível assisti-lo do conforto do sofá.
Atualmente, existem algumas opções no Brasil para se assistir Oppenheimer. O filme levou um pouco mais de tempo do que o habitual para chegar às plataformas, por um pedido do próprio diretor: a Universal Pictures abriu uma exceção e acomodou o longa em uma janela extraordinária de 90 a 120 dias em lançamento exclusivo nas salas de cinema. A bilheteria total global ficou em torno de US$ 950 milhões, com um sucesso já evidente desde o primeiro fim de semana de estreia com impressionantes US$ 82 milhões nos EUA e Canadá.
Para assistir Oppenheimer online, pode recorrer às plataformas de venda e aluguel de filmes, o longa está disponível na Amazon Prime Video Store em HD e 4K, no iTunes/Apple TV, Google Play e Youtube Filmes. Por enquanto, a única opção de streaming no Brasil é no Claro tv+.
A história de Oppenheimer
Cillian Murphy dá vida a J. Robert Oppenheimer, o cientista americano responsável por coordenar o laboratório de Los Alamos no Projeto Manhattan e construir a primeira bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial, em meados dos anos 1940. O filme é baseado na biografia American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J. Sherwin (no Brasil o livro em português tem o título Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano). A obra angustiante e imersiva de Christopher Nolan conta com um elenco estrelado: Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Rami Malek, Casey Affleck, Benny Safdie, entre outros.
Em 180 minutos, Nolan leva o espectador em uma jornada pela perspectiva do cientista, em um filme esteticamente monumental, com um trabalho de som arrebatador em fusão com imagens meticulosamente construídas. O filme alcança o horror, o desespero e o conflito de uma forma singular.
O que esperar de Nolan
Apesar de Oppenheimer ainda ter uma longa vida pela frente, ainda mais agora com a chegada do filme no VOD e streaming, Christopher Nolan parece querer se distanciar da obra e olhar para sua próxima produção. Em entrevista ao Yahoo! Entertainment, o diretor britânico confessou querer seguir em frente com um projeto mais 'leve'. "Eu definitivamente - parte de mim quer deixar a história para trás. Quero dizer, é um grande privilégio poder falar sobre um filme que você fez e que agora está indo para a casa das pessoas, e em 4K e Blu-ray e tudo. E é ótimo poder sentar aqui e conversar sobre o sucesso do filme. É um privilégio enorme. Mas o assunto é bem sombrio. É niilista. Então é, há uma parte em mim que está empenhada em seguir em frente e talvez fazer algo, sabe, não tão sombrio."