Um papel importante não mantém o ator nas produções. Isso se comprovou essa semana em um filme internacional e em uma novela brasileira. Foram divulgadas as baixas nos elencos de duas produções, uma de cinema e outra de TV. Em meio a polêmicas de bastidores, foram anunciados os nomes de três atrizes que estão fora das gravações.
Bianca Bin afastada de Dona Beja
A sequência de três baixas nos elencos de cinema e TV essa semana se completou com uma atriz conhecidíssima dos brasileiros. O caso mais recente envolve Bianca Bin. Ela foi afastada do elenco do remake da novela Dona Beja, da HBO Max, mesmo já tendo gravado boa parte das cenas. A informação foi divulgada pela jornalista Anna Luiza Santiago, da coluna Play, do jornal O Globo. A atriz interpreta a grande rival da protagonista, Dona Beja, vivida por Grazi Massafera.
Conforme a publicação, o afastamento aconteceu por confusão e desentendimentos nos bastidores da novela. O clima não seria dos melhores na produção e haveria até uma insatisfação geral entre o elenco. A própria coluna Play já havia divulgado que os atores reclamam de alterações nas cenas em cima da hora. Eles também não estariam gostando de ter de fazer a maioria das sequências de uma vez só, sem chance de regravação.
Ao que tudo indica, o afastamento partiu de uma iniciativa da própria atriz. Conforme publicado por Flávio Ricco em sua coluna no portal R7, a atitude de Bianca Bin foi "uma importante colaboração para mudança nesse ambiente". Segundo Ricco, o problema é com o ritmo de gravações imposto pelo diretor da novela, o português Hugo de Sousa.
A HBO Max não falou abertamente sobre a polêmica, mas respondeu à coluna do jornal O Globo. Em nota, a plataforma não confirmou o afastamento definitivo da atriz. Foi informado que Bianca Bin segue no elenco da novela e que "ela não está gravando esta semana, mas em breve retomará as gravações".
Porém, o que chamou mais a atenção foi o ocorrido com o sétimo filme da franquia Pânico. A produção sofreu dois desfalques no elenco essa semana.
Melissa Barrera demitida de Pânico 7
Foi com Melissa Barrera que começou a sequência de baixas nos elencos de cinema e TV essa semana. Ela foi demitida da produção de Pânico 7, próximo filme da franquia de terror. Segundo a revista Variety, a demissão foi causada por comentários polêmicos da atriz nas redes sociais sobre o conflito Hamas-Israel. Em postagens, ela declarou apoio a palestinos e à população da Faixa de Gaza. A atriz também teria se referido a Israel como uma terra "colonizada".
O estúdio Spyglass, responsável pelo filme, informou à Variety que Barrera não foi demitida por mostrar apoio à causa palestina. Um porta-voz esclareceu que as postagens da atriz foram interpretadas como antissemitas. "A posição da Spyglass é inequivocamente clara: temos tolerância zero ao antissemitismo, ou à incitação ao ódio, incluindo falsas referências ao genocídio, à limpeza étnica, à distorção do holocausto, ou qualquer coisa que ultrapasse a linha do discurso de ódio”, disse o porta-voz do Spyglass à revista.
O que diz Melissa Barrera
A resposta de Barrera veio na tarde de quarta-feira (22), em uma postagem em seu story no Instagram. “Em primeiro lugar, condeno o anti-semitismo e a islamofobia. Condeno o ódio e o preconceito de qualquer tipo contra qualquer grupo de pessoas”, escreveu Barrera. “Como latina, uma mexicana orgulhosa, sinto a responsabilidade de ter uma plataforma que me permite o privilégio de ser ouvida e, portanto, tenho tentado usá-la para aumentar a conscientização sobre questões que me interessam e para emprestar minha voz àqueles que estão em precisar. Todas as pessoas nesta terra - independentemente da religião, raça, etnia, género, orientação sexual ou estatuto socioeconómico - merecem direitos humanos iguais, dignidade e, claro, liberdade. Acredito que um grupo de pessoas NÃO é a sua liderança e que nenhum órgão de governo deve estar isento de críticas.”
Melissa Barrera protagonizou os dois filmes mais recentes da franquia. O quinto título, Pânico (2022), sucesso de bilheteria, e Pânico 6 (2023).
Jenna Ortega se demite de Pânico 7
Jenna Ortega é outro desfalque no elenco de Pânico 7. Ela interpretou a irmã da personagem de Melissa Barrera nos dois filmes mais recentes da franquia. Por isso, sua saída da produção foi, inicialmente, associada à demissão de Barrera. Porém, este caso é mais simples.
Segundo o site Deadline, Ortega simplesmente preferiu Wandinha. Foi o conflito de agendas que a impediu de seguir no novo filme da franquia Pânico. A publicação ainda informou que a saída da atriz já era discutida antes da greve dos atores, que acabou no começo de novembro, depois de quase quatro meses.
Jenna Ortega precisará ir à Irlanda para gravar Wandinha, série da qual é protagonista.