Dois ex-diretores da saga de alienígenas, que está prestes a retornar, já viram o novo filme. Ridley Scott deu sua opinião sobre Alien: Romulus e James Cameron também já viu o próximo longa. O curioso é que seus comentários foram em caminhos, de certa forma, distintos.

Junto de uma breve sinopse (abaixo), foi divulgada a data de estreia no Brasil. Alien: Romulus será lançado somente nos cinemas em 15 de agosto de 2024.

"Neste thriller de ficção científica e terror, retornamos às raízes da franquia de sucesso Alien: o 8º Passageiro (1979), disponível no Star+, e agora, enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo."

Ridley Scott opinou

Ao dirigir Alien: o 8º Passageiro (1979), Ridley Scott lançou uma das mais famosas sagas de terror. Uma sequência inicial com mais três filmes: Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien: A Ressurreição (1997). Depois houve seu relançamento com Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).

A partir disso, mesmo que o novo longa-metragem Alien: Romulus tenha sido confiado a Fede Álvarez, o cineasta e produtor teve algo a dizer sobre o longa. Mesmo assim, ele foi conciso em dizer ao diretor de A Morte do Demônio, O Homem nas Trevas e Millennium: A Garota na Teia de Aranha, o que achou desta próxima obra de Alien. Foi em outubro de 2023 que Fede Álvarez contou que Ridley Scott achou "muito bom".

James Cameron também viu o filme

Mas Ridley Scott não foi o único a "avaliar" Alien: Romulus. Segundo Fede Álvarez, em entrevista ao The Hollywood Reporter, James Cameron, diretor de Aliens, também opinou. E conselhos de James Cameron geralmente merecem atenção. Só que entre Ridley Scott e o pai de Avatar, o feedback foi muito diferente, embora positivo.

"O que é fascinante é que os comentários deles sobre Alien: Romulus foram muito diferentes. Não houve duplicatas em suas anotações. Não importa o que Ridley me disse, Cameron me deu conselhos diferentes. Foram comentários, apontamentos e reflexões muito inteligentes sobre o filme e a direção."

A influência dos alienígenas

Este feedback foi obviamente complementar e muito apreciado por Fede Álvarez, que por isso afirma que James Cameron também gostou muito de Alien: Romulus. Este último também teve uma influência real nesta nova obra, já que a história imaginada por Álvarez veio de uma sequência de cenas de Aliens.

"Tem um momento no qual você vê várias crianças correndo (e andando na roda gigante) pelos corredores da colônia. E eu pensei, 'Uau, como seria para essas crianças crescerem em uma colônia que ainda precisa de mais 50 anos para se terraformar?’”, contou. “Então, lembro-me de ter pensado: ‘Se algum dia eu contar uma história nesse universo, com certeza me interessaria por aquelas crianças quando elas chegassem aos vinte e poucos anos’".

A partir daí, Fede Álvarez se perguntou o que poderia acontecer com essas crianças à medida que crescessem e que, ao completarem cerca de 20 anos, se encontrariam diante da criatura mais perigosa do universo.

"A dinâmica é completamente diferente. Talvez seja por isso que conseguimos fazer este filme. Quando Ridley leu o roteiro, sentiu que era diferente de outros filmes. Tinha o DNA dos primeiros filmes, mas com algo diferente e fresco, principalmente porque as crianças dessa idade abordam os problemas de uma forma diferente dos adultos e profissionais. Isto é o que proporciona uma experiência visual completamente diferente."

Localizando Alien: Romulus

Alien: Romulus se passará entre os acontecimentos dos dois primeiros filmes (quase 60 anos separam as duas tramas). Como vimos com o primeiro teaser muito promissor, um grupo de jovens terá que sobreviver a várias criaturas.

O elenco é composto por Cailee Spaeny, David Jonsson, Isabela Merced, Archie Renaux, Spike Fearn e Aileen Wu.