Wagner Moura está decidido a documentar a maior guerra civil nos EUA, em Civil War (Guerra Civil). Ao lado de Kirsten Dunst, ele integra um time de jornalistas que atravessam os Estados Unidos durante uma guerra civil que engole todo o país. "19 estados se separaram", diz o locutor no rádio. O longa de ação é a nova produção da A24 e foi escrito e dirigido por Alex Garland, responsável pelos aclamados Ex_Machina: Instinto Artificial e Aniquilação.

Pela sinopse oficial, Civil War é "uma corrida até a Casa Branca em uma América do futuro próximo equilibrada sobre o fio da navalha." No caos da guerra, o trailer revela imagens de aviões do exército americano em ataques aéreos contra a própria população, em uma realidade onde é normal atirar contra jornalistas em pleno Capitólio. "Cidadãos da América, as chamadas Forças Ocidentais do Texas e Califórnia sofreram uma grande derrota nas mãos do exército dos Estados Unidos", ouve-se no discurso do presidente americano, interpretado por Nick Offerman.

cineserie.com.br
Civil War © A24

Elenco

Grandes nomes estão reunidos no elenco do longa: além do renomado ator brasileiro, Wagner Moura, que tem alcançado cada vez mais uma proeminência global, e Kirsten Dunst, já há anos uma atriz de grande porte em Hollywood, Jesse Plemons (Ataque dos Cães), Cailee Spaeny (Priscilla), Nick Offerman (Parks and Recreation), Karl Glusman (LOVE), Jefferson White (Yellowstone) e Sonoya Mizuno (Ex Machina) se juntam ao elenco.

cineserie.com.br
Civil War © A24

Desde o seu sucesso como Pablo Escobar, na série Narcos, da Netflix, em 2015, o ator baiano tem participado de grandes produções fora do Brasil. Recentemente, Wagner Moura viveu o diplomata Sergio Vieira de Mello, ao lado de Ana de Armas, no drama Sergio, participou de Agente Oculto, longa de ação protagonizado por Ryan Gosling e Chris Evans, e foi elogiado por dar a voz ao vilão Lobo na versão original de Gato de Botas 2: O Último Pedido.

cineserie.com.br
Civil War © A24

Metáfora da polarização

Alex Garland contou previamente ao The Daily Telegraph que o longa distópico está ligado ao seu último filme, Men - Faces do Medo, também uma produção da A24. Com Jessie Buckley e Rory Kinnear, Men é um thriller que percorre o processo de luto de uma mulher traumatizada pela morte do ex-marido, que tenta se refugiar em uma idílica casa de campo na Inglaterra. Garland complementou, pontuando a relação de Civil War com os tempos atuais: o filme é "ambientado em um ponto indeterminado no futuro - à frente apenas o suficiente para eu fazer presunções - e serve como uma alegoria de ficção científica do nosso atual dilema da polarização."

Civil War estreia nos EUA no dia 26 de abril de 2024, mas ainda não há uma data de lançamento para o Brasil. Assista ao trailer oficial abaixo.