Prestes a ser lançada, uma nova série documental sobre um ícone dos anos 1990 já causa polêmica. Selena & Yolanda: O Segredo Entre Elas irá estrear no próximo dia 17 de fevereiro e está causando revolta. O documentário gerou repercussão negativa por dar voz à assassina da cantora Selena Quintanilla.
Trata-se de Yolanda Saldívar, que está presa há quase 30 anos por matar a artista com um disparo de arma de fogo. O documentário dá espaço para ela contar o seu lado da história, mesmo estando atrás das grades desde o mesmo ano do crime. Justamente por isso, o pai de Selena, Abraham Quintanilla, está criticando a produção. Ele declarou ao TMZ "que não quer absolutamente nada com a própria Yolanda, porque tudo o que ela diz não passa de mentiras, e ninguém vai acreditar no que ela tem a dizer de qualquer maneira", revelou à publicação.
Ao TMZ, Abraham Quintanilla também disse que esta série documental não tem o envolvimento e nem o apoio de ninguém da família de Selena. "Na verdade, Abraham se pergunta o que mais ela tem a dizer que ainda não disse, reiterando que todo mundo sabe que não há verdade em nada que sai de sua boca".
O conteúdo do documentário
A produção se trata de uma série documental por estar dividida em duas partes. A primeira será lançada em 17 de fevereiro e a segunda já no dia seguinte, no canal americano Oxygen.
Conforme o TMZ, neste novo documentário sobre Selena Quintanilla, Yolanda narra a sua versão dos eventos que levaram ao assassinato da artista. Ela discute sobre seu relacionamento profissional e pessoal com a cantora. "Eu conhecia os segredos dela. E acho que as pessoas mereciam saber a verdade", afirma Saldívar no trailer divulgado pelo canal. A publicação diz ainda que familiares de Yolanda revelarão "documentos e gravações inéditas que apontam a outras situações por trás do que se aparenta".
O crime
O silenciar da voz de Selena Quintanilla fortaleceu o seu legado. A cantora vivia o auge do sucesso quando foi morta com um tiro. O crime aconteceu em 31 de março de 1995, quando ela tinha 23 anos. O disparo partiu da empresária, amiga e presidente de seu fã-clube, Yolanda Saldívar. Isso se deu depois de uma série de roubos por parte da empresária. Saldívar desviava fundos de uma boutique de roupas da qual Selena era proprietária, o que foi descoberto pela artista e sua família.
No fatídico dia, com a desculpa de se explicar, Yolanda pediu para Selena a encontrar em um hotel. Foi neste encontro que Yolanda disparou uma arma e atingiu a cantora. Selena chegou a correr até a recepção do hotel para pedir ajuda. Ela ainda chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à forte hemorragia e à parada respiratória.
Pela morte de Selena, Yolanda Saldívar foi condenada à prisão perpétua, porém poderá obter liberdade condicional em 30 de março de 2025. Por tudo isso, sua participação agora no novo documentário sobre Selena Quintanilla gera tamanha repercussão negativa.
A Rainha do Tex/Mex
Idolatrada na comunidade latina, Selena Quintanilla, nasceu no Texas, nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira musical ainda criança, nos anos 1980. Com um carisma inigualável, chegou a vender mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo, número expressivo na época para uma artista de origem latina. Ela era filha de mexicanos e, por isso, tinha uma identificação forte com o estilo musical Tejano, um ritmo musical que combina influências mexicanas e norte-americanas. Justamente por isso, Selena Quintanilla ficou conhecida como "Rainha do Tex/Mex".
Ídolo de famosas
Beyoncé
"Ela é uma lenda e a admiro. E ela era tão talentosa. Estou muito feliz por , embora ela não soubesse quem eu era". A fala é de Beyoncé em uma entrevista à MTV americana em 2007. O resgate deste bate-papo aconteceu há poucos anos, depois que foi lançada a segunda temporada de Selena: A Série, na Netflix.
Especificamente no episódio seis, Beyoncé ainda adolescente é retratada em um encontro inesperado com Selena, no Texas. Depois de viralizar a cena, a entrevista de Beyoncé foi resgatada, confirmando que o encontro realmente aconteceu.
Selena Gomez
No último dia 15 de janeiro, na 75ª edição do Emmy Awards, a cantora e atriz Selena Gomez homenageou Selena Quintanilla. Gomez levou se preparou com um dos looks mais icônicos de Quintanilla, usado por ela no Grammy de 1994, quando ganhou o prêmio de Melhor Álbum Mexicano-Americano, por "Live".
Sua homenagem se deu também por seu nome ter sido inspirado em Selena Quintanilla, da qual seus pais eram muito fãs.
Jennifer Lopez
Selena Quintanilla foi responsável por transformar Jennifer Lopez em cantora. Ela era uma atriz ainda desconhecida quando foi aprovada para interpretar a cantora em sua cinebiografia Selena (1997). Foi este filme musical que a despertou para a carreira como cantora. A devoção ao papel foi tamanha que Lopez foi indicada ao Emmy por sua atuação. "Recebi o papel por algum motivo e eu acho que era para aprender sobre ela, então Selena sempre será uma grande inspiração para mim e tive muita sorte de ser escolhida para interpretá-la", disse Jennifer Lopez em seu Instagram.
Quando estreou, o filme arrecadou 11 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana nos cinemas. O feito, na época, foi um recorde para uma produção hispânica nos Estados Unidos.