Um programa especial nesta sexta-feira (26) fará uma reverência a quem dedica a vida à arte. A cultura brasileira tem marcado em sua trajetória o nome de uma atriz quase centenária. Aos 96 anos, Laura Cardoso será homenageada com sua própria história contada pelo projeto "Tributo".

Este projeto se trata de uma série de documentários. A cada episódio, são contados a vida e a carreira dos maiores artistas do país. "Tributo" é um projeto original Globoplay lançado em março deste ano no streaming. Nesta sexta-feira (26), irá ao ar de forma inédita na TV aberta, logo após o "Globo Repórter", na TV Globo.

O programa especial

O documentário dedicado a Laura Cardoso conta com depoimentos de artistas e amigos da atriz. Mais que isso, Laura recebe uma colega e grande admiradora. Dira Paes visitou a amiga em seu sítio, em Itu, no interior de São Paulo. Juntas, elas relembram a parceria cênica no remake de Irmãos Coragem (1995).

"Ela não precisa de artifícios, nem de artimanhas. Uma pessoa que não tem vaidade cênica e reúne todos os elementos grandiosos de uma atriz em cena", elogia Dira. "Eu aprendi a fazer televisão com a Laura Cardoso. E essa referência ficou no meu DNA de atriz".

No episódio, junto de seu bisneto Fernando, no fusca azul da família, Laura ainda passeia por lugares importantes na sua trajetória. Ela revisita a escola onde estudou, a padaria que frequentava com os pais e a rua em que costumava brincar na infância, em São Paulo.

Quando perguntada sobre qual seria o legado de sua obra e como gostaria de ser lembrada pelas futuras gerações, Laura diz: "Como uma atriz de grande profissionalismo". Ela completa: "Sempre levei a sério a carreira, o texto que me davam para decorar, bem como os desafios que foram necessários enfrentar para chegar aonde cheguei".

"Foram lembranças maravilhosas, encontro com lugares e pessoas que passaram pela minha vida. Eu amei!", disse ela à colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Laura Cardoso

Uma das mais aclamadas atrizes brasileiras, Laura Cardoso tem uma carreira de 80 anos. Um talento que começou a brilhar no rádio, no início da década de 1940. Isso só tomou conta do país quando se tornou visível na televisão. E para chegar à telinha foi um trabalho árduo.

A atriz Laura Cardoso estreou na TV Globo em 1981. Em seu currículo, ela coleciona trabalhos. São mais de 80 obras televisivas, entre folhetins, seriados e minisséries.

O projeto

O projeto "Tributo" já homenageou outros grandes nomes, como Léa Garcia (1933-2023) e Ary Fontoura. Também há episódios sobre a vida e a carreira do ator Lima Duarte e do escritor Manoel Carlos.

Além de Laura Cardoso, outros nomes importantes ganharão um programa especial como este. Os documentários sobre Fernanda Montenegro e o diretor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, estão na fila.