Quem nunca sonhou com um amor de cinema, como os dos melhores filmes de romance? Viver um conto de fadas, então, é almejar demais?

Uma bela história de amor é capaz de encantar até os resistentes às tramas apresentadas pelo cinema ao longo dos tempos.

Preparamos uma lista com os melhores filmes de romance. Em outras palavras: separe o lencinho!

Titanic (1997)

cineserie.com.br
Titanic ©20th Century Studios

O filme vivencia uma das maiores histórias de amor de todos os tempos, uma vez que conta sobre o envolvimento de Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio). Ela é uma jovem classe alta sufocada pelas imposições da sociedade e por seu noivo arrogante. Já Jack é um jovem artista de espírito livre que conhece Rose a bordo do navio Titanic. Ele não só abre os olhos da moça, como conquista seu coração. No auge dos dias apaixonados, o navio se choca com um iceberg no gelado mar do Atlântico Norte e, assim, a jornada dos jovens amantes vira uma tentativa de sobrevivência.

Muito além da história, Titanic está entre os melhores filmes de romance por, de fato, ter se tornado um ícone premiado com 11 estatuetas no Oscar em 1998, incluindo na categoria de Melhor Filme.

Antes do Amanhecer (1995)

cineserie.com.br
Antes do Amanhecer ©Warner Bros.

Um dos grandes trabalhos do diretor Richard Linklater, Antes do Amanhecer é um dos melhores filmes de romance, porque marcou o início de uma trilogia aclamada e protagonizada por Ethan Hawke e Julie Delpy. Ele é Jesse, um rapaz americano que, em uma viagem de trem à Viena, conhece a estudante francesa Céline (Julie Delpy). Com uma surpreendente conexão imediata, decidem aproveitar a noite juntos para conhecerem a capital da Áustria. Porém, sem trocar contatos, eles têm só até o amanhecer antes de se separarem, com o combinado de se encontrarem no mesmo lugar exatamente um ano depois.

Ela (2013)

cineserie.com.br
Ela ©Sony Pictures

Em um cenário incrível é contada a história de amor do escritor recém-divorciado Theodore (Joaquin Phoenix). Solitário, ele compra um novo sistema operacional para seu computador, que funciona com inteligência artificial. O surpreendente é que ele acaba se apaixonando pela voz feminina do programa informático chamado ‘Samantha’ (Scarlett Johansson). O sentimento é recíproco e, assim, começa um romance tocante e inesperado.

Por este filme, Scarlett Johansson foi premiada como Melhor Atriz, no Festival de Roma, tendo atuado somente como dubladora. Não é a toa que Ela está nesta lista de melhores filmes de romance, não é mesmo?

Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)

cineserie.com.br
Retrato de Uma Jovem em Chamas ©Supo Mungam Films

O ano de 1770, precisamente, é o tempo pelo qual se passa Retrato de Uma Jovem em Chamas. Na história, a pintora Marianne (Noémie Merlant) chega a uma ilha francesa incumbida de pintar o retrato de uma jovem para, então, enviar ao seu futuro marido. A moça prometida para casar é Héloïse (Adèle Haenel), recém-saída de um convento e que se opõe ao noivado, o que, sem dúvida, torna a missão da pintora muito difícil. Para que concretize o retrato, Marianne precisa se passar por dama de companhia e, com a proximidade de Héloïse, trabalha no retrato de forma secreta. Porém, o tempo trata de mostrar que a ligação entre as duas é mais profunda e mais íntima.

Diário de Uma Paixão (2004)

cineserie.com.br
Diário de Uma Paixão ©PlayArte

Em Diário de Uma Paixão uma senhora com sérios problemas de saúde tem sua memória desbloqueada a partir das visitas diárias de um homem para ler os capítulos de uma linda história de amor. Ele conta sobre a relação de Noah (Ryan Gosling/James Garner) e Allie (Rachel McAdams/Gena Rowlands). Ele é um jovem operário e ela uma garota rica e culta que se conhecem em um parque e vivem um intenso verão. Porém, a família da moça não aprova o relacionamento e Noah é convocado para a 2ª Guerra Mundial, o que causa a separação do casal.

O tempo passa e, quando Allie está prestes a se casar com outro homem, Noah reaparece e todo o furor da juventude vem à tona para ambos. O sentimento deixa Allie em um grande dilema entre o grande amor do passado e o belo rapaz que pode proporcionar um futuro tranquilo.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

cineserie.com.br
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças ©Universal Pictures

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, em 2005, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças tem Kate Winslet e Jim Carrey como protagonistas para contar a história de amor entre Clementine e Joel. Após tentativas fracassadas de fazer o relacionamento dar certo, Clementine decide esquecer de Joel e apagar todas as memórias com o ex a partir de um tratamento experimental. O tímido Joel fica desiludido, triste e depressivo e também decide fazer o mesmo. Porém, em meio ao processo, ele desiste de tentar esquecê-la e precisa parar com o experimento.

Apenas Uma Vez (2007)

cineserie.com.br
Apenas Uma Vez ©Imagem Filmes

Um conto de fadas urbano. Assim pode-se designar Apenas Uma Vez, um filme que conta sobre o cruzar dos caminhos de um talentoso músico (Glen Hansard), que ganha a vida com seu violão nas ruas de Dublin e ajuda o pai em uma loja de aspiradores de pó, com uma garota tcheca (Markéta Irglová) que vende rosas nas mesmas ruas para sustentar sua família e tem como hobby o piano. O acaso promove o encontro dos dois e os une na paixão pela música com uma história de amor embalada por canções que traduzem os caminhos do coração.

Orgulho e Preconceito (2005)

cineserie.com.br
Orgulho e Preconceito ©Universal Pictures

Elizabeth (Keira Knightley) é uma das cinco irmãs Bennet, cuja mãe (Brenda Blethyn) tem fixação em arrumar bons casamentos para garantir o futuro das filhas. Porém, Elizabeth deseja uma vida diferente de apenas se dedicar ao marido e tem o apoio do pai (Donald Sutherland) nessa decisão. O que ela não esperava era conhecer o charmoso e esnobe Sr. Darcy (Matthew Macfadyen), com quem tem encontros e desentendimentos constantes que culminam em um profundo sentimento.

Orgulho e Preconceito é uma adaptação do clássico livro homônimo escrito por Jane Austen.

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

cineserie.com.br
Me Chame Pelo Seu Nome ©Sony Pictures

O filme Me Chame Pelo Seu Nome apresenta Elio Perlman (Timothée Chalamet) tem 17 anos e passa o verão com a família em uma casa da costa italiana. Ele é filho de um professor universitário que, durante essas férias, hospeda o jovem acadêmico Oliver (Armie Hammer), de 24 anos, seu auxiliar em uma pesquisa. O tédio adolescente faz Elio se aproximar do aluno do pai e rapidamente se encanta pelo rapaz espontâneo e atraente. O sentimento é recíproco e se inicia uma paixão avassaladora entre os dois, dando vazão às intensas emoções da juventude.

Casablanca (1942)

cineserie.com.br
Casablanca ©Warner Bros.

A Segunda Guerra Mundial foi o meio com efeito de unir o que já era destino. Rick Blaine (Humphrey Bogart) é um exilado americano que encontrou refúgio gerenciando uma casa noturna na cidade de Casablanca. Arriscando a própria vida, ele ajuda refugiados a fugir para os Estados Unidos. É ao auxiliar um casal que o destino o coloca novamente diante de Ilsa (Ingrid Bergman), uma antiga paixão.

O Leitor (2008)

cineserie.com.br
O Leitor ©Imagem Filmes

A produção cinematográfica O Leitor, Michael (David Kross / Ralph Fiennes) é um adolescente que se apaixona por Hanna (Kate Winslet). Ela é uma mulher mais velha e de outra classe social, mas nada disso impede uma bela história de amor. Tudo se passa na Alemanha pós-Guerra, até que, misteriosamente, Hanna desaparece e Michael fica sem nenhuma explicação. Anos se passam e, o já estudante de Direito, Michael, finalmente encontra Hanna. Porém isso acontece em um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

cineserie.com.br
O Segredo de Brokeback Mountain ©Europa Filmes

Vencedor de três Óscares, O Segredo de Brokeback Mountain conta a história de um amor proibido entre dois cowboys. Inesperadamente, o despertar do sentimento acontece quando Jack (Jake Gyllenhaal) e Ennis (Heath Ledger) vão trabalhar juntos num rancho. O local é a remota região de Brokeback Mountain. Designados a cuidarem dos animais, surpreendentemente os dois jovens sentem-se unidos. A união vem por uma força que resulta em uma relação íntima e profunda. O tempo passa, cada um segue seu caminho com casamento e família. Depois de muitos anos, encontros esporádicos reacendem um sentimento inexplicável e proibido naquele contexto.

Romeu + Julieta (1996)

cineserie.com.br
Romeu + Julieta ©20th Century Studios

Numa atualização da clássica história, o cenário é Verona Beach. É onde não há o que faça acabar com o ódio entre duas famílias. Mas a rivalidade histórica não impede o nascer de um amor verdadeiro. Um sentimento genuíno nasce entre Romeu Montéquio (Leonardo DiCaprio) e Julieta Capuleto (Claire Danes). Inegavelmente, o que eles não imaginam é a exposição disso na televisão. Uma apresentadora fala da relação e da tragédia anunciada a partir dessa rivalidade familiar.

A ousadia de atualizar um clássico faz Romeu + Julieta estar nesta lista de melhores filmes de romance.

Amor à Flor da Pele (2000)

cineserie.com.br
Amor à Flor da Pele ©Imagem Filmes

Em Amor à Flor da Pele, o jornalista Chow (Tony Leung Chiu Wai) se muda para Hong Kong com a esposa, uma mulher que vive em função do trabalho e pouco está em casa. Ao mesmo tempo que uma situação parecida acontece com Li-Zhen (Maggie Cheung), vizinha do casal, uma vez que ela também é nova moradora junto com o marido, um homem que viaja muito a trabalho. Chow e Li-zhen se tornam amigos e, certo dia, descobrem que as rotinas dos parceiros talvez provavelmente não sejam uma simples coincidência.

Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)

cineserie.com.br
Um Lugar Chamado Notting Hill ©Columbia Filmes

No extravagante bairro de Notting Hill, Will (Hugh Grant) tem uma vida pacata. Tudo muda ao passo que sua livraria recebe uma cliente inesperada. A famosa atriz americana Anna Scott (Julia Roberts), em virtude de ter seus passos vigiados pelo mundo, tumultua a loja e desperta Will da monotonia. Entre alguns encontros depois, um suco de laranja derramado leva a um beijo. Porém, não é só isso. Assim inicia um romance tenro, engraçado e marcado por idas e vindas sob os olhos do mundo.

Um Lugar Chamado Notting Hill é uma história envolvente. Por isso não poderia faltar nesta lista de melhores filmes de romance.

Desejo e Reparação (2007)

cineserie.com.br
Desejo e Reparação ©Universal Pictures

No filme Desejo e Reparação, Cecília (Keira Knightley) mantém um relacionamento extraconjugal. É com Robbie (James McAvoy), o filho do caseiro da família. Porém, os amantes são separados por conta de uma mentira. A culpa é de Briony (Saoirse Ronan / Romola Garai), a irmã caçula e ciumenta de Cecília. Posto que, com a história inventada, Robbie é acusado e preso por um crime que não cometeu. A acusação da adolescente destrói o amor de Cecília e Robbie. Todavia seus caminhos ganham uma nova oportunidade de se cruzarem novamente.