Russell T. Davies é a mais recente figura a tecer críticas por uma difícil situação. O roteirista de Doctor Who não poupou a Netflix pelo recente episódio envolvendo a série Bebê Rena. A crítica é por a Netflix permitir a identificação dos personagens reais nos quais a série foi baseada.

Falta de rigor da Netflix

Em entrevista ao The Times, o escritor Russell T. Davies disse que a BBC teria sido "muito mais rigorosa". Ele se refere aos processos de conformidade editorial, caso a produção e a exibição da série fossem da BBC.

Com vasta experiência trabalhando com executivos da BBC em Doctor Who, Davies complementou: "A conformidade e a política editorial nos deixam loucos aqui, mas eu durmo à noite".

Desde a estreia de Bebê Rena no mês passado, a suposta perseguidora de Richard Gadd, conhecida como Martha na série, foi identificada como Fiona Harvey. Outros nomes foram acusados ​​injustamente em meio a especulações online desenfreadas. Isso chegou a fazer o próprio Richard Gadd se manifestar. O criador e protagonista da série pediu que parassem de especular quem eram as pessoas reais da história.

O que diz o diretor da Netflix

Benjamin King, diretor sênior de políticas públicas da Netflix no Reino Unido, disse que a produtora Clerkenwell Films tomou "todas as precauções possíveis ​​para disfarçar as identidades da vida real das pessoas envolvidas nessa história".

Ele acrescentou: "Em última análise, é obviamente muito difícil controlar o que os espectadores fazem, especialmente num mundo onde tudo é amplificado pelas redes sociais. Eu, pessoalmente, não me sentiria confortável com um mundo em que decidíssemos que seria melhor que Richard fosse silenciado e não tivesse permissão para contar a história."

Bebê Rena é "paciente zero"

Richard Osman, ex-produtor de TV e escritor dos livros 'Thursday Murder Club', que em breve serão adaptados para a Netflix, disse que Bebê Rena seria o "paciente zero" da conformidade da Netflix.

"É um caso interessante do que acontece quando, de repente, você tem um golpe enorme nas mãos. Se houver a menor rachadura nas fundações desse golpe, ele se abrirá em um abismo", disse ele no podcast The Rest Is Entertainment.

"Todo o dinheiro gasto em conformidade e cuidados posteriores e todas essas coisas é apenas por garantia. Este é o exemplo clássico absoluto de 'apenas por precaução'."

A série Bebê Rena foi lançada na Netflix com pouco alarde, mas explodiu no streamer. A produção acumulou quase 54 milhões de visualizações desde sua estreia em 11 de abril. Esta é a principal série em inglês da Netflix por três semanas consecutivas.

Veja também:

Atenção! O vídeo abaixo contém spoiler.